Cirurgia Vascular

Banner do Hospital BP representando o hospital e especialistas

A cirurgia vascular é um dos ramos de atuação médica da BP. Faz parte da especialidade que trata os vasos sanguíneos (como veias, artérias e sistema linfático) e da circulação sanguínea. Essa área tem a função de cuidar de basicamente tudo que envolve o sistema circulatório, exceto o coração e os vasos do crânio. Um dos tratamentos mais comuns que pode envolver a cirurgia vascular é o de varizes. Mas existe uma série de patologias em que o especialista em cirurgia vascular é responsável, dentre elas o aneurisma de aorta - disfunção que atinge o maior vaso sanguíneo do corpo humano. Além de aneurismas e varizes, temos aterosclerose e trombose como outros problemas que podem acometer a região.

Doenças mais comuns tratadas pela cirurgia vascular

Aneurisma

É considerado aneurisma quando ocorre a dilatação de uma artéria, geralmente causado por processos inflamatórios, infecciosos, por aterosclerose ou traumas. Seus principais fatores de risco são histórico familiar, hipertensão, colesterol alto, nível elevado de triglicérides, diabetes e hábitos danosos como o tabagismo.

Aneurisma abdominal

O aneurisma da aorta abdominal ocorre quando a dilatação acomete esta porção da aorta, geralmente abaixo das artérias renais. Sua progressão é geralmente assintomática, mas a sua ruptura tem alto grau de letalidade. Um dos exames recomendados de detecção para o tratamento precoce dessa patologia é o ultrassom de abdômen.

Aterosclerose

Aterosclerose é o nome dado ao acúmulo de gordura e/ou outras substâncias nas paredes arteriais, de forma a dificultar a passagem do sangue. Essa obstrução pode estreitar o vaso sanguíneo e comprometer a irrigação sanguínea da região ou do órgão dependente da artéria acometida, facilitando a incidência de um infarto do miocárdio. O tabagismo, alimentação inadequada, diabetes, hipertensão, obesidade estão entre os principais fatores de risco.

Trombose Venosa

A coagulação sanguínea é uma necessidade quando acontece sangramento por um trauma. Mas quando ela ocorre dentro de uma veia, além de obstruir o vaso, parte do coagulo pode se desprender e se deslocar para o pulmão. Quando isto acontece, chama-se embolia pulmonar, que pode ser extremamente grave.

Varizes

As varizes são dilatações anormais das veias das pernas. Causadas por defeitos estruturais das veias, são geralmente incômodas, pois causam dores, queimação e inchaço na região. Há forte fator hereditário para o surgimento de varizes mas a obesidade, a gravidez e o sedentarismo podem atuar como fatores desencadeantes. O tratamento geralmente é feito por cirurgia

Ícone de telefone laranja

Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000.

NOSSOS ESPECIALISTAS

OUTROS RESULTADOS