Câncer do Endométrio

O que é?

Câncer do endométrio é uma doença maligna na qual as células formam-se nos tecidos do endométrio, que é a parte interna do útero, um órgão muscular oco localizado na pélvis da mulher. O câncer do endométrio é a doença maligna ginecológica mais comum em países desenvolvidos e o segundo mais comum em países em desenvolvimento.


Tipo de Câncer de Endométrio

Existem alguns subtipos de câncer de endométrio. O subtipo endometrióide é responsável por 60% a 75% dos casos. Outros tipos são uterino papilar seroso, células claras, mucinoso, células escamosas e indiferenciado.

Sintomas e Diagnóstico

Os sinais de alerta mais comuns do câncer de endométrio são sangramento vaginal anormal não relacionado a menstruação e dor pélvica. Outros fatores que podem ocorrer são corrimento vaginal anormal, dor ou desconforto ao urinar e dor durante a relação sexual. Como o câncer de endométrio começa dentro do útero, ele não costuma aparecer nos resultados de um Exame de Papanicolau. Por essa razão, uma amostra do tecido endometrial deve ser removida e verificada ao microscópio para procurar as células cancerosas. As amostras podem ser obtidas através de biópsia endometrial ou curetagem.

Fatores de Risco

Fatores de risco incluem excesso de estrógeno sem oposição adequada de progestágeno, uso de tamoxifeno (tipo de tratamento hormonal utilizado no câncer de mama), obesidade, nuliparidade (estado de mulheres que nunca tiveram filhos), diabetes mellitus e hipertensão. Idade acima de 50 anos, síndrome de ovários policísticos, síndrome de Lynch e menarca precoce são outros fatores de risco.

Estadiamento


Estadio I: o câncer é encontrado apenas no útero.
Estadio II: o câncer se espalhou para o tecido conjuntivo do colo do útero, mas não se espalhou para fora do útero.
Estadio III: o câncer se espalhou para além do útero e colo do útero, mas não se espalhou além da pelve.
Estadio IV: o câncer se espalhou para além da pelve.

Tratamento

A cirurgia é o tratamento mais comum para o câncer de endométrio. Contudo, mesmo que o médico remova todo o câncer visível no momento da cirurgia, a paciente pode necessitar de radioterapia, tratamento anti-hormonal ou quimioterápico, para matar quaisquer células cancerosas que são deixadas. Na radioterapia é utilizada alta energia de raios-x ou outros tipos de radiação para matar células cancerosas ou impedi-las de crescer. A terapia hormonal remove hormônios ou bloqueia sua ação e impede as células do câncer de crescerem. A quimioterapia utiliza medicamentos para parar o crescimento de células cancerosas, através da morte das células ou impedindo a divisão das células.

Rastreamento e Prevenção

O rastreamento pode ser feito através de Ultrassonografia Vaginal.

Prevenção: manter IMC (Índice de Massa Corporal) adequado, não utilizar reposição hormonal com estrógenos.

Novidades Contra o Câncer de Endométrio

Cirurgia por vídeo, cirurgia robótica e novas drogas são algumas novidades contra o câncer de endométrio.

Endereço:

Rua Maestro Cardim, 769
CEP: 01323-001 | Bela Vista | São Paulo - SP

OUTRAS UNIDADES BP: