O QUE É REGULAÇÃO E COMO FUNCIONA

O BP Hospital Filantrópico atende exclusivamente pacientes oriundos do SUS e é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, para internação clínica e agendamento cirúrgico é necessário que o Sistema de Agendamento da prefeitura (SIGA) acione e autorize a central de regulação do Hospital BP Filantrópico para tais procedimentos.

Internação Clínica

A central de regulação do BP Hospital Filantrópico é responsável pelo recebimento, controle e resposta adequada aos pedidos de internação clínica realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Toda internação é realizada via regulação, não sendo realizados atendimentos de urgência e emergência na instituição.
Após a alta hospitalar, o paciente é orientado a procurar a sua UBS de origem para continuação do tratamento se necessário.
Para situações que demandem transferência de pacientes, é necessário que o hospital de origem acione o complexo regulador do município. Este, analisará o caso e se for um caso passível de atendimento no BP Hospital Filantrópico, encaminha para avaliação de nossa central de regulação.

Após aceitação do caso, o hospital de origem transfere este paciente para o BP Hospital Filantrópico. Casos de pacientes menores de 18 anos ou casos psiquiátricos não são aceitos.

Internação cirúrgica

Para a realização de agendamento de qualquer especialidade cirúrgica é necessário que os pacientes procurem uma Unidade Básica de Saúde. Esta unidade fará a consulta de disponibilidade para agendamento no ambulatório do BP Hospital Filantrópico. As internações Cirúrgicas são eletivas não sendo admitidas cirurgias de urgência/emergência, exceto para pacientes já internados no BP Hospital Filantrópico.

SUS

O BP Hospital Filantrópico é dedicado exclusivamente para pacientes com casos clínicos de média complexidade oriundos do Sistema Único de Saúde. O principal objetivo de nossas instalações é trazer um atendimento especializado para uma das mais populosas regiões da capital paulista por meio de serviços essenciais à população, de acordo com o que preconizam as políticas de saúde. A tradição e qualidade assistencial da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora mais perto desta fatia importante do nosso público, trazendo mais agilidade aos atendimentos.

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus