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7 dicas para um cérebro saudável

Órgão mais complexo do corpo humano, o cérebro é responsável por regular a maioria das funções corporais e mentais.

Publicado em 9 de maio de 2019
Atualizado em 9 de maio de 2019

Ações como respirar, piscar, andar, comer, pensar, interpretar, entre outras, são executadas porque passam pelo controle cerebral. E para garantir que o cérebro funcione de maneira saudável é preciso adotar alguns hábitos bem simples.

“Muitas práticas do nosso dia a dia podem afetar o bom funcionamento cerebral e, se repetidas regularmente, podem agravar o quadro. Então, é importante manter um estilo de vida saudável para preservar as atividades do cérebro e evitar doenças”, explica Sidney Gomes, neurologista da BP.

O especialista aponta 7 hábitos que podem beneficiar o desempenho do cérebro:

1) Dormir de 7h a 8h por noite, mas sempre respeitando o relógio biológico de cada um. Dormir pouco altera os processos cognitivos e pode impactar negativamente na capacidade de concentração.

2) Tomar café da manhã. Depois de passar muitas horas sem comer, o nível de açúcar do organismo cai bastante e atrapalha o fornecimento de nutrientes para o cérebro. Se não tiver fome ou tempo, coma, pelo menos, uma fruta ou um iogurte.

3) Manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas com regularidade. Consumir alimentos calóricos em excesso pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro e deixá-lo mais vulnerável à degeneração.

4) Evitar o excesso de açúcar. Ele reduz a capacidade do cérebro de produzir uma substância química que auxilia no aprendizado, na formação de novas memórias, no combate à depressão e à demência.

5) Beber água antes de sentir sede. Beber pouca água pode prejudicar a capacidade de raciocínio e causar dor de cabeça. Opte também por frutas ricas em água como melancia e laranja.

6) Exercitar o cérebro. A falta de estímulos pode contribuir para um pior desempenho cerebral. Jogos, cursos e leitura ajudam a desenvolver habilidades e a manter o órgão saudável.

7) Parar de fumar. O tabagismo altera o fluxo de sangue e aumenta a chances de acidente vascular cerebral (também conhecido como derrame) e aumento da pressão arterial.

“Mesmo mantendo um estilo de vida saudável, é recomendável o acompanhamento médico para descartar qualquer tipo de alteração no cérebro e, em caso de diagnóstico de uma doença, indicar o tratamento mais adequado e eficiente”, ressalta o neurologista.

Para tirar suas dúvidas sobre este e outros assuntos, a BP possui um time reconhecido de profissionais em várias especialidades médicas. Agende aqui sua consulta.

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