Notícias

BP na ASCO 2018: Novas evidencias confirmam resultados positivos das ações de suporte e cuidados paliativos e das terapias integrativas para pacientes com câncer de pulmão

Andréa Ferrian, especialista da BP, comenta os principais temas apresentados no primeiro dia do evento

Publicado em 2 de junho de 2018
Atualizado em 2 de junho de 2018

Nesta sexta-feira, 1 de junho, teve início em Chicago (EUA), o Asco Annual Meeting 2018, evento anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology - Asco), o mais importante da área no mundo e que reúne mais de 30 mil oncologistas.

Ao longo da programação, que vai até 5/6, os especialistas da BP comentarão os principais temas apresentados em nossas redes sociais.

No primeiro dia, a doutora Andréa Ferrian, do Núcleo de Suporte e Cuidados Paliativos da BP, assistiu à apresentação de novos trabalhos que confirmam a melhoria na qualidade de vida trazida pelas ações de suporte e cuidados paliativos, assim como pelas terapias integrativas para os pacientes com câncer de pulmão.

Segundo a médica da BP, foram apresentados evidências sobre a importância dos cuidados paliativos integrados ao tratamento oncológico, uma vez que estes cuidados podem diminuir os índices de depressão, enquanto as terapias integrativas como yoga, mindfullness, massagens e acupuntura, que favorecem a relação corpo e mente, ajudam a minimizar a fadiga, náuseas resultantes do tratamento convencional, dores crônicas e melhoram a qualidade do sono. Fatores essenciais para a qualidade de vida dos pacientes com câncer.

Por ser um polo de saúde para todos e para cada um, a BP já está alinhada com essa tendência e possui estes dois serviços em funcionamento. No BP Mirante, está instalado o Núcleo de Bem-Estar e Terapias Integrativas, que oferece as terapias complementares aos nossos clientes. Já o Núcleo de Suporte e Cuidados Paliativos atende todas as unidades hospitalares da BP, oferecendo uma melhor qualidade de vida aos clientes internados e acolhimento para seus familiares.