Notícias

É gripe ou resfriado? Entenda a diferença

Dor no corpo e de cabeça, coriza, garganta irritada e espirros. Esses são alguns dos sintomas que podem dizer que você está gripado ou resfriado.

Publicado em 6 de junho de 2019
Atualizado em 6 de junho de 2019

Mas qual a diferença entre as duas condições? “A gripe é uma infecção viral respiratória causada pelo vírus influenza e o resfriado, apesar de também ser uma infecção viral, normalmente é causado pelo rinovírus”, explica João Prats, infectologista da BP. Ele destaca algumas diferenças que ajudam no diagnóstico entre as duas doenças.  

Sintomas

  • Gripe: São mais agressivos, podem durar de 7 a 10 dias e geralmente é necessário acompanhamento médico. Os principais sintomas são febre alta, dores fortes no corpo e na cabeça e, em alguns casos, vômitos e diarreia.

  •  Resfriado: São mais leves, duram de 2 a 4 dias e tendem a desaparecer sozinhos. Pode ocorrer febre baixa, coriza e tosse leve.

Tratamento

O infectologista da BP faz um alerta: “ao contrário do que muitos pensam, não são indicados antibióticos para o tratamento de uma gripe ou de um resfriado. O antibiótico é usado para combater bactérias, mas neste caso estamos lidando com vírus”. Ele explica que, por serem infecções virais, o tratamento visa combater os sintomas até que o vírus seja eliminado do organismo. Por isso, normalmente são indicados analgésicos para controlar a febre e aliviar as dores, além de descongestionantes.

Prevenção

No caso da gripe, a vacinação é a melhor e mais segura forma de prevenção, especialmente no caso de idosos e crianças. Entretanto, medidas de higiene diárias como lavar as mãos são essenciais para evitar contrair gripes e resfriados, orienta João Prats.

Para evitar o contágio, ele também recomenda cobrir o rosto ao espirrar ou tossir e não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos ou pratos.

OUTRAS UNIDADES BP: