Métodos Gráficos

O que é?

Métodos gráficos é uma área da cardiologia que emprega diversos exames para o diagnóstico de doenças do coração, entre eles, eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico (eletrocardiograma de esforço), eletrocardiograma de alta resolução, Holter, MAPA (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial), teste cardiopulmonar e Tilt-Test (veja detalhes em Exames e Aplicações).

As informações fornecidas por esses exames são fundamentais para a definição do tratamento mais indicado, levando em consideração patologias e condições clínicas de cada paciente. Esses recursos também são importantes na estratégia de prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, os métodos gráficos fazem parte de check-ups e dos exames periódicos relacionados à medicina do trabalho.

Exames e aplicações

Eletrocardiograma de repouso

É o mais antigo dos métodos gráficos, com mais 100 anos de história. É o exame de triagem básico das avaliações cardiológicas. Ele transforma o pulso elétrico do coração captado por eletrodos colocados na pele dos braços, pernas e tórax do paciente em uma representação gráfica.  Quando constatadas alterações relevantes, que podem indicar isquemias, áreas que tiveram infarto, arritmias ou aumento das câmaras cardíacas, outros exames podem ser solicitados pelo médico. A BP trabalha hoje com modernos eletrocardiogramas digitais.

Teste ergométrico (Eletrocardiograma de esforço)

É aplicado para avaliar a capacidade cardiorrespiratória do paciente durante atividade física. É especialmente útil para a investigação de problemas cardiovasculares como obstruções coronarianas que provocam isquemia no músculo cardíaco e arritmia induzida pelo esforço físico.

Eletrocardiograma de alta resolução (ECG-AR) 

Esse exame é usado para descobrir se uma arritmia é benigna ou maligna. Caso seja identificada uma arritmia maligna será necessária a realização de outros exames para estratificar com mais exatidão os riscos. 

Teste cardiopulmonar

É uma evolução do teste ergométrico. É usado para avaliar a capacidade funcional do paciente correlacionada às suas funções metabólicas, respiratórias e cardiológicas. Esse teste ajuda a investigar sintomas como falta de ar e fadiga, por exemplo. Durante a atividade física, é analisado o ar expirado pelo paciente em uma máscara, focando parâmetros respiratórios como a capacidade de consumo de oxigênio (VO2), produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar. O teste cardiopulmonar é indicado para várias situações – desde a avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca grave até para prescrição de exercícios direcionados a atletas de alta performance.

Tilt-Test

 É um exame que avalia os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial do paciente variando suas posições entre deitado e inclinado. É especialmente útil para investigar razões de desmaios (síncopes) ou tonturas. O exame também pode ser adotado para investigações neurológicas. A BP realiza o maior número de exames desse tipo no Estado de São Paulo. 

MAPA (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial)

Esse exame analisa a pressão arterial durante um dia inteiro (24 horas) por meio de um pequeno dispositivo colocado no paciente que realiza aferições periódicas, geralmente a cada 20 minutos. Ele funciona como um importante instrumento para a avaliação de indivíduos hipertensos, permitindo também verificar a eficácia das medicações, e para o diagnóstico da hipertensão arterial.

Holter

Esse exame funciona como se fosse um eletrocardiograma de 24 horas. Por meio de um pequeno dispositivo (gravador) instalado na cintura do paciente, os batimentos cardíacos são registrados ao longo de todo esse período, enquanto a pessoa realiza suas atividades de rotina. O exame ajuda a investigar sintomas como desmaio, palpitação, tontura e suspeita de arritmias. 

Diferenciais da BP

Na BP, todos os métodos gráficos estão centralizados em uma estrutura única, o que se traduz em comodidade para os usuários dos serviços – pacientes externos ou internados. Os exames são conduzidos por equipes com expertises diferenciadas, com habilitações não só em Cardiologia, como na maioria dos serviços, mas também nas várias subespecialidades da área. Nossos profissionais são certificados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. 

Contamos com os mais modernos recursos tecnológicos disponíveis no mercado, possibilitando aos pacientes e seus médicos facilidades como o acesso via internet às imagens gráficas geradas pelos exames. A maioria dos serviços só disponibiliza os laudos pela internet. Nosso setor de Métodos Gráficos também é um dos únicos que oferecem o Tilt-Test. E estamos sempre investindo para ampliar nosso portfólio de exames, como ocorreu recentemente com o lançamento do teste cardiopulmonar. 

Sinalizando nosso compromisso com a segurança do paciente, na BP os exames de teste ergométrico e Tilt Test são conduzidos integralmente por médicos, não sendo substituídos em qualquer momento por técnicos, como ocorre em alguns serviços diagnósticos. Ao lado da humanização que caracteriza nosso jeito de cuidar, esse é um aspecto valorizado pelos pacientes, particularmente aqueles que passaram por intercorrências graves, como infartos, e se sentem inseguros em ter de realizar certas atividades físicas.  

Quando procurar

Os pacientes têm acesso a todos os exames do portfólio dos Métodos Gráficos da BP a partir de encaminhamentos médicos, que já direcionam quais os principais alvos das investigações.  Esses pedidos podem ocorrem desde as fases iniciais do diagnóstico das doenças até em estágios mais avançados do tratamento, como na avaliação pré-operatória ou no seguimento dos pacientes. ​