Neurocirurgia

Somos reconhecidos como
um dos melhores centros de
neurocirurgia do mundo

selo de qualidade

O que é?​

A neurocirurgia é a especialidade médica que trata, por meio de intervenções cirúrgicas, doenças neurológicas que afetam cérebro, coluna e nervos periféricos.

Principais doenças

As principais enfermidades tratadas pela neurocirurgia são os aneurismas (dilatações anormais das artérias), malformações arteriovenosas (MAV), cavernomas cerebrais (lesões dos vasos sanguíneos do cérebro), tumores do sistema nervoso central e periférico, hérnias, compressões de coluna e traumatismo cranioencefálico. Neurocirurgiões também atuam no tratamento dos males funcionais do cérebro, como a Doença de Parkinson.

Diferenciais da BP

Desde os primórdios da neurocirurgia brasileira, a BP se destaca como uma instituição importante e decisiva para a construção dessa especialidade no cenário médico do país. Nossa equipe reúne neurocirurgiões de renome nacional e internacional em todas as subespecialidades da neurocirurgia, um fator-chave para tratar de forma eficiente e segura
todas as doenças que exigem esse tipo de abordagem terapêutica.

Dispomos de todas as técnicas cientificamente reconhecidas para o tratamento neurocirúrgico, como microcirurgia cerebral com utilização dos mais modernos microscópios, neuroendoscopia, radiocirurgia e tratamento endovascular, com equipamentos e recursos humanos atualizados e competentes. Quando necessário, nossas cirurgias são acompanhadas por neurofisiologistas gabaritados, que monitoram as funções cerebrais dos pacientes durante o procedimento. Complementando nossa estrutura de qualidade e segurança de primeira linha, somos um dos poucos serviços médicos da América Latina a dispor de uma UTI Neurológica, estrutura altamente especializada, fundamental para o cuidado pós-operatório dos nossos pacientes.

Essa combinação de trunfos faz da BP uma referência no tratamento das doenças vasculares e tumores do cérebro e um centro de formação de novos profissionais, com cursos de aperfeiçoamento e especializações.

Outro aspecto importante é a nossa estrutura de diagnóstico por imagem (ressonância e tomografia). Além de equipamentos que permitem altíssima definição, a análise dos resultados é minuciosa, feita pela nossa experiente equipes de neurorradiologistas – profissionais que são referência internacional na área. A precisão do diagnóstico é
fundamental para agregar eficiência e segurança ao processo de tratamento cirúrgico.

Quando procurar

Em geral, o paciente chega ao neurocirurgião por indicação do neurologista clínico. Além de pacientes com diagnóstico de doença tratável cirurgicamente, a neurocirurgia pode ser adotada em casos de cefaleia progressiva que não melhora com medicações, dores na coluna que limitam as atividades, perda de força ou outros sintomas neurológicos.