Neurointensivismo

O que é?​

O neurointensivismo é a área da terapia intensiva hospitalar especializada em cuidar dos pacientes neurológicos em estado grave. A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neurológica é o seu espaço de intervenção.

Principais doenças

As enfermidades mais comuns tratadas na UTI Neurológica são os acidentes vasculares cerebrais (AVC) isquêmico ou hemorrágico, chamados popularmente de derrames, os traumatismos cranianos e as convulsões, entre outras. A área também se dedica ao cuidado pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgias neurológicas.

Diferenciais da BP

Na nossa UTI Neurológica, os pacientes que necessitam de cuidados especiais contam com avançados recursos tecnológicos, entre eles modernos dispositivos para monitorização cerebral; assistência com padrões de segurança e qualidade acompanhados por indicadores avaliados de forma sistemática; e protocolos médicos estabelecidos para as principais doenças neurológicas. Igualmente importante é a estrutura da BP para a realização de procedimentos diagnósticos em neurologia, que está disponível durante 24 horas, todos os dias da semana; e a ampla instalação física, que permite a permanência de familiar ou acompanhante junto com o paciente durante todo o período de internação.

Outro trunfo é a nossa equipe médica altamente especializada, com expertise reconhecida nacional e internacionalmente. Além de destacada atuação no campo da terapia intensiva, com participação expressiva em entidades como a Associação de Medicina Intensiva Brasileira e a Sociedade Paulista de Terapia Intensiva, nossos médicos têm experiência em pesquisas científicas inovadoras na área. Vale citar ainda sua atuação na área de ensino, fazendo da BP um centro de formação de residentes em terapia intensiva reconhecido pelo Ministério da Educação e um polo de fellowship em neurointensivismo.

Quando procurar

Os pacientes atendidos na UTI Neurológica são encaminhados pelos serviços de emergência, Centro Cirúrgico, transferidos de outras áreas da BP ou de outras instituições.