Neurorradiologia diagnóstica

O que é?​

É a área da radiologia e de diagnóstico por imagem que atua na identificação e avaliação de anormalidades no sistema nervoso e nas artérias e veias do pescoço e da cabeça. Seus dois principais instrumentos diagnósticos são a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Além da atuação decisiva no diagnóstico inicial das doenças, os neurorradiologistas fornecem relatórios técnicos fundamentais ao longo de todo o tratamento do paciente, auxiliam no planejamento cirúrgico e radioterapêutico e promovem avaliações para verificar a eficácia dessas intervenções terapêuticas.

Principais doenças

A neurorradiologia diagnóstica é essencial para a identificação e suporte ao tratamento dos três grandes grupos de doenças neurológicas: doenças degenerativas, como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla; vasculares, como AVEs (acidente vascular encefálico hemorrágico ou isquêmico); e oncológicas, como tumores de cabeça e metástases que acometem o sistema nervoso central.

Diferenciais da BP

Todos os médicos que atuam na neurorradiologia diagnóstica da BP são titulados pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica. Isso significa que fizeram três anos de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e depois mais um ou dois anos de especialização em
Neurorradiologia, o que atesta o alto nível de especialização da equipe da BP. Nossos neurorradiologias são reconhecidos por estarem sempre em linha com as principais técnicas e inovações, pela destacada participação em pesquisas científicas e pela atuação na área de ensino e formação de novos profissionais.

A atuação integrada das equipes da BP é outro diferencial importante. Periodicamente os neurorradiologistas se reúnem com neurologistas, neurocirurgiões, neuro-oncologistas, neurointervencionistas e neuropatologistas para discutir os casos e melhores estratégias de cuidado. Os neurorradiologistas têm um papel fundamental nesses encontros, tendo em vista sua participação nas diversas fases de diagnóstico e tratamento das doenças.

Do ponto de vista de recursos tecnológicos, dispomos de tomógrafos e equipamentos de ressonância magnética de última geração, proporcionando aos nossos pacientes o que há de melhor e mais avançado no mundo em termos de tecnologia diagnóstica. Nossa instituição investe continuamente para estar sempre na vanguarda não só em termos de equipamentos, mas também em relação às técnicas inovadoras e abordagens pioneiras.

Quando procurar

A indicação para realizar exames de neurorradiologia diagnóstica partirá sempre do seu médico.