Gastroenterologia

O que é?​

Essa especialidade médica investiga e acompanha os pacientes pediátricos com doenças próprias do trato gastrointestinal, incluindo o fígado e o pâncreas, e doenças em outras partes do corpo que acometem esses órgãos.


Principais doenças


São várias as doenças tratadas pelos gastroenterologistas e hepatologistas pediátricos. As principais são: refluxo gastroesofágico, alergia alimentar, cólica e outras dores abdominais, diarreia recorrente e crônica, constipação intestinal (intestino preso), sangramento nas fezes, gastrite, dificuldade de ganho de peso e de estatura, doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn e retocolite ulcerativa), doença celíaca, esofagite eosinofílica, alteração de exames de sangue de enzimas hepáticas (investigação, diagnóstico e tratamento), hepatite por vírus, esteatose hepática (fígado gorduroso), atresia das vias biliares, investigação de erros inatos do metabolismo (alteração no teste do pezinho), hemangioma hepático, nódulos no fígado, Doença de Wilson, Síndrome de Alagille, hepatite autoimune e colangite esclerosante primária ou secundária.

Diferenciais BP


Na BP, sua criança contará com uma atenção superespecializada na área de gastropediatria, a cargo de uma equipe de profissionais altamente qualificados. Todos os nossos médicos são formados em centros de referência em gastroenterologia pediátrica. Temos especial experiência no tratamento de problemas gastrointestinais e hepáticos em crianças com cardiopatias congênitas. Mas nossa gama de competências e recursos permite proporcionar cuidados diferenciados nos mais diversos casos – de doenças comuns, como o refluxo gastroesofágico, até moléstias mais raras e graves, como a doença inflamatória intestinal.


Quando procurar


É importante levar a criança a um gastroenterologista pediátrico de sua confiança caso haja suspeitas de doenças gastrointestinais, como refluxo, diarreia crônica, recusa alimentar, perda de peso inexplicada, dor abdominal recorrente, dificuldade para evacuar e quando a pele apresentar coloração amarelada.