Infectologia pediátrica

O que é?

A infectologia pediátrica é uma subespecialidade médica que investiga e trata as doenças infecciosas em crianças – desde problemas mais comuns, como as infecções de ouvido, até doenças raras ou potencialmente mais graves.


Principais doenças

Entre as infecções mais simples que acometem os pequenos estão a pneumonia e a otite (infecção do ouvido). Todavia, eles podem sofrer com doenças mais graves, como sepse (infecção generalizada) e endocardite (infecção bacteriana do tecido cardíaco), ou raras, como as infecções por fungos e micobactérias (um tipo especial e muito perigoso de bactéria).


Diferenciais da BP

O cuidado multiprofissional é essencial no enfrentamento das doenças infecciosas. Por isso, a nossa qualificada equipe da infectologia pediátrica atua de maneira integrada com outras subespecialidades médicas. Além disso, graças à estrutura diagnóstica e de tratamento oferecida pela BP, os pacientes têm acesso rápido a recursos modernos e eficientes.


Quando procurar

Na maioria das vezes, é o pediatra quem direciona a criança para um infectologista pediátrico. Isso acontece em razão da dificuldade em fechar o diagnóstico de infecções, como no caso de febre de longa duração, ou quando a infecção é de difícil tratamento. Crianças com imunodeficiências primárias e doenças reumatológicas e oncológicas geralmente precisam contar com a retaguarda de infectologistas pediátricos, tendo em vista que são mais vulneráveis a infecções.