Reumatologia Pediátrica

O que é?

O que é 

A reumatologia pediátrica se dedica ao diagnóstico e tratamento de um amplo conjunto de doenças crônicas e inflamatórias que ocorrem em crianças e adolescentes. Como muitas dessas doenças afetam órgãos vitais, reumatologistas pediátricos, muito frequentemente, precisam atuar em parceria com profissionais de outras especialidades (nefrologia, endocrinologia, pneumologia, gastrologia, neurologia, cardiologia, fisiatria) e com apoio de outras equipes da saúde (nutrição, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, etc.). Essa abordagem multidisciplinar é fundamental para garantir tratamento mais eficaz, controle da doença e, consequentemente, melhor qualidade de vida para os pacientes. 

Principais doenças 

Entre as doenças reumatológicas que atingem os pacientes pediátricos estão: artrite idiopática juvenil (AIJ), dermatomiosite juvenil (DMJ), PHS (Púrpura de Henoch Schölein) e lúpus eritematoso sistêmico juvenil (LESJ).  Essas enfermidades podem causar incapacidade física e atraso no crescimento, além de comprometimento da vida social e das atividades diárias.

Diferenciais da BP

Além de reumatologistas pediátricos de primeira linha, os pais e suas crianças encontram na BP um time de profissionais de outras especialidades médicas e de outras áreas assistenciais que atuam de maneira integrada. Juntos e focados em objetivos comuns – a saúde e bem-estar dos pequenos –, eles oferecem com eficiência e rapidez as abordagens multidisciplinares que as doenças reumatológicas exigem. Outro diferencial é a estrutura de medicina diagnóstica da BP, com ampla gama de exames laboratoriais e de imagem importantes tanto para o diagnóstico como para o processo de acompanhamento das doenças. 

Quando procurar

Levando em conta a complexidade e a potencial gravidade de alguns casos, recomenda-se procurar o reumatologista pediátrico quando a criança apresenta sintomas como: febre prolongada de origem indeterminada, cansaço, púrpura (caracterizada por mancha roxa ou avermelhada na pele), dor ou edema articular sem causa aparente, comprometimento ósteoarticular, suspeita de doença autoimune e alterações em exames laboratoriais reumatológicos (FAN/ FR/ HLA/ASLO).