Exames de Imagem

O que são?

O diagnóstico por imagem abrange um conjunto de exames capazes de identificar os mais diversos problemas, como doenças neurológicas, anormalidades nos ossos e músculos, coração, vasos sanguíneos, fígado e intestino, entre outros órgãos.

Além de diagnosticar, os exames de imagem dão suporte às mais diversas especialidades médicas para análise das estruturas do corpo e podem ser utilizados no planejamento e na monitorização da resposta do nosso organismo a um determinado tratamento, bem como no rastreamento de alguns tipos de doenças, como câncer de mama e de cólon.

Os exames de imagem em geral são indolores, não invasivos e comumente realizados de maneira rápida.

A qualidade, confiabilidade e precisão dos resultados estão diretamente relacionadas com o uso de equipamentos e tecnologias mais modernas e avançadas e com a qualificação e especialização das equipes responsáveis pela realização dos exames e elaboração dos laudos.

Quais são os principais exames?

  • Raios-X: também conhecido como radiografia, o exame de raios-X é o mais antigo dos exames de imagem. O equipamento emite um feixe de radiação em baixas doses e gera imagens em duas dimensões da região do corpo analisada. É usado para auxiliar o médico na identificação de diversas doenças, tais como fraturas ósseas, comprometimento dos pulmões e vias aéreas superiores, bem como dos órgãos abdominais.
  • Ultrassonografia: a ultrassonografia utiliza ondas de alta frequência (ultrassom) para captar imagens do interior do corpo, exibindo em tempo real a estrutura e o movimento dos diferentes órgãos, assim como o fluxo sanguíneo através dos vasos. Esse exame pode ser indicado para a avaliação de problemas abdominais, circulatórios, urológicos, obstétricos e musculoesqueléticos. Por ser um procedimento sem uso de radiação, é extremamente seguro e não apresenta contraindicações. Dessa maneira, o exame pode ser realizado mesmo durante a gestação.
  • Mamografia: é uma espécie de radiografia das mamas que utiliza baixas doses de radiação para identificar possíveis alterações, tais como nódulos e outras anormalidades. É por meio desse exame que se faz o rastreamento do câncer de mama. Portanto, a realização de forma regular em pacientes acima de 40 anos (ou quando o médico indicar) é fundamental para a detecção precoce de tumores da mama, mesmo quando não existem sintomas. Quanto mais cedo o câncer de mama for identificado e tratado, maiores as chances de cura.
  • Densitometria óssea: baseado em um tipo especial de raios-X, esse exame realiza uma varredura de regiões como quadril, coluna e membros superiores e inferiores para avaliar a densidade mineral dos ossos e a massa magra. Permite diagnosticar problemas como osteopenia e osteoporose, condições que tornam os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas, e avaliar a massa magra.
  • Angiografia: esse exame utiliza raios-X para possibilitar a visualização do interior dos vasos sanguíneos, sendo muito usado no diagnóstico de doenças como aneurisma e aterosclerose. É realizado a partir da injeção de contraste por meio de um cateter inserido em um vaso sanguíneo perto da área a ser estudada. A angiografia pode ser realizada em várias partes do corpo como cérebro, coração, pulmões e olhos.

Quais são os nossos diferenciais?

Na BP Medicina Diagnóstica possuímos todos os recursos necessários para proporcionar aos pacientes diagnósticos por imagem de alta qualidade e confiabilidade, com análises precisas e resultados detalhados, que determinam as melhores estratégias de cuidado e tratamento para cada paciente. Contamos com uma equipe de profissionais especializados e experientes e com um parque tecnológico de última geração. Os aparelhos de tomografia computadorizada da BP Medicina Diagnóstica são multislice e os de ressonância magnética são de alto campo (1,5 e 3 tesla), com bobinas e protocolos dedicados, o que permite a obtenção de imagens de altíssima resolução. Também somos um dos pioneiros no país na realização do exame de PET-CT, com mais de 12 anos de experiência.

Nosso amplo portfólio permite a realização de todos os exames em um único lugar, com toda a segurança, atendimento humanizado, acolhedor e cuidado centrado no paciente, que é a marca da BP Medicina Diagnóstica.

Confira fotos da nossa infraestrutura