Notícias

BP lança programa de check-up pulmonar com apoio da Roche

Monitoramento contínuo facilita diagnóstico precoce do câncer de pulmão

Publicado em 27 de março de 2023

A BP acaba de lançar o programa Check-up Pulmonar com apoio institucional da Roche. O objetivo da iniciativa é oferecer à população de alto risco para câncer de pulmão um programa estruturado dedicado ao diagnóstico precoce da neoplasia e cessação de tabagismo para aqueles que desejam parar de fumar. Por se tratar de uma doença silenciosa nas suas fases iniciais, o acompanhamento periódico é a única forma que possibilita o diagnóstico precoce.

O médico pneumologista da BP, Felipe Marques da Costa, coordenador do programa Check-up Pulmonar, lembra que não existem campanhas sustentáveis e em escala adequada no Brasil, seja na iniciativa pública ou privada, que foquem no rastreamento do câncer de pulmão e cessação do tabagismo. “Por isso, estamos investindo em um programa que garantirá acesso rápido e estruturado para a população de alto risco. A meta inicial será modificar o estadiamento dos pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão, tornando-os cada vez mais precoce, aumentando dessa forma a sobrevida dos pacientes e reduzindo os custos na cadeia de saúde”, explica.

A diretora médica da Roche Farma Brasil, Michelle França Fabiani, reforça a importância desse tipo de iniciativa, pois quanto mais cedo for detectado o tumor, maiores são as taxas de controle da doença. “Transformar a história natural de uma doença complexa e que causa tamanho impacto na sociedade é um enorme desafio e demanda ações coletivas. Por acreditar nisso, a Roche combina a expertise de suas diferentes divisões e atua de forma colaborativa com o ecossistema de saúde, tanto do ponto de vista de avanços científicos quanto na busca por soluções de acesso para os pacientes às inovações de que eles precisam”, ressalta.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de pulmão é a terceira neoplasia maligna mais comum em homens no Brasil, superada apenas pelas neoplasias de próstata e tumores colorretais. São cerca de 30 mil novos casos de câncer de pulmão por ano entre homens e mulheres e a doença mata mais pessoas do que de câncer colorretal, mama e próstata combinados. Segundo o médico Felipe Marques, quando o câncer de pulmão é detectado e tratado precoce e adequadamente, as chances de cura podem ser superiores a 90%.

Para ser elegível ao programa Check-up Pulmonar da BP, os pacientes devem seguir alguns critérios: ser fumante ou ex-fumante, cuja interrupção ocorreu há menos de 15 anos, além de ter entre 50 a 80 anos. “Só é considerado candidato ao programa o indivíduo com carga tabágica (número de maços por dia versus número de anos de tabagismo) superior a 20 maços-ano”, explica o médico. Apesar de o fumo passivo ser um fator de risco conhecido, não foi estabelecido um índice para a sua classificação.

O rastreamento da doença será feito na BP Medicina Diagnóstica, o centro de diagnósticos e terapias da BP, com tomografia de baixa dose de radiação, tendo em vista que esse método é capaz de detectar precocemente nódulos, sendo superior ao uso de raio-X. Além do rastreamento, o programa atuará com uma equipe multidisciplinar em toda a jornada do paciente, incluindo prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em um só lugar.

Os agendamentos para o programa podem ser feitos pelo telefone (11) 3505-1000. A expectativa é que sejam atendidos de 500 a 750 pacientes nos próximos 12 meses.