Notícias

Doenças respiratórias provocam aumento nos atendimentos em prontos-socorros infantis

No Pronto-Socorro Infantil do Hospital BP as internações pediátricas triplicaram

Publicado em 6 de junho de 2018
Atualizado em 21 de junho de 2018

Tosse, coriza, falta de ar, cansaço e peito cheio. Esses são os principais sintomas observados na maioria das crianças que chegam ao Pronto-Socorro Infantil do Hospital BP, que nos últimos 30 dias registrou um aumento de 50% nos atendimentos e triplicou o número de internações pediátricas decorrentes das doenças respiratórias.

A incidência de doenças respiratórias aumenta devido ao tempo seco e à propagação de vírus sazonais como o sincicial respiratório (VSR) e as variações do influenza. De acordo com Wylma Hossaka, pediatra e coordenadora do Pronto-Socorro Infantil do Hospital BP, as bronquiolites, as crises de asma e as gripes são os problemas mais comuns, mas podem se agravar caso não sejam tratados adequadamente. Por isso, ela alerta: “Os pais devem ficar atentos aos sintomas de febre. E se houver a presença de sinais de cansaço e dificuldades para respirar, é importante procurarem um serviço médico”.

Prevenção e cuidado integral

A pediatra do Hospital BP reforça a importância das ações preventivas para evitar que as crianças desenvolvam problemas respiratórios mais graves. Dentre as condutas recomendadas, ela destaca: não expor os pequenos a ambientes pouco ventilados e aglomerações, fazer higienização das mãos com álcool gel e lavagem nasal com soro fisiológico, além de manter as vacinas atualizadas.

Se mesmo tomando essas medidas a criança adoecer, o ideal é pensar no cuidado integral do cliente pediátrico. Em outras palavras, garantir que o serviço de saúde ofereça todos os recursos possíveis para que o pequeno tenha a melhor assistência.

Por ser um polo de saúde, a BP oferece toda essa infraestrutura. As crianças que chegam ao Pronto-Socorro Infantil do Hospital BP podem ter seus exames realizados pela BP Medicina Diagnóstica, serviço de diagnóstico que atua de forma integrada com o hospital. E caso necessitem de internação, o Hospital BP disponibiliza 91 leitos pediátricos, sendo 33 deles em formato de UTI. E para garantir que os pequenos não tenham uma recaída, a BP oferece ainda o BP Vital, uma rede de consultórios médicos que permite o acompanhamento ambulatorial com uma equipe de pediatras altamente especializados.