Notícias

Dor de cabeça forte pode ser enxaqueca

Dores muito fortes e persistentes, enjoo e sensibilidade à luz e ao barulho. Esses são os principais sintomas da enxaqueca, problema que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros.

Publicado em 2 de maio de 2019
Atualizado em 2 de maio de 2019

Para Alex Baeta, neurologista da BP, há muitos hábitos que contribuem para que as crises de enxaqueca sejam mais recorrentes e afetem a qualidade de vida. “Má alimentação, estresse e automedicação são alguns dos fatores relacionados à enxaqueca, embora muitas pessoas acreditem indevidamente que alguns alimentos (não recomendados nesse caso) e o uso excessivo de analgésicos possam ajudar a controlar a dor”, alerta o especialista.

O médico aproveita para esclarecer alguns mitos e verdades sobre a enxaqueca:

Chocolate ameniza enxaqueca.

Mito. Chocolate, queijos amarelos, café, gordura, derivados de leite e enlatados podem aumentar a chance de se ter uma crise de enxaqueca.

Criança não tem enxaqueca.

Mito. Embora seja mais comum entre pessoas entre 25 e 45 anos, a enxaqueca pode se apresentar em outras faixas etárias, incluindo crianças.   

A automedicação piora a dor.

Verdade. O uso indiscriminado de medicamentos pode tornar o corpo resistente aos analgésicos e aumentar a dor. É extremamente importante buscar orientação médica para tratar a enxaqueca.

Crise de enxaqueca dura uma semana.

Mito. A duração da enxaqueca pode variar entre 4h e 72h.

Há medicamentos específicos para enxaqueca.

Verdade. Existem vários tipos de medicamentos para o tratamento de enxaqueca. Após o diagnóstico, o médico poderá indicar o melhor analgésico de acordo com o perfil de cada paciente. 

Enxaqueca tem cura.

Mito. Ainda não existe cura para enxaqueca, mas ela pode ser controlada por meio de alimentação saudável, atividade física, uso de medicamento correto e acompanhamento médico.

Ao surgirem os primeiros sinais da dor de cabeça, é muito importante procurar um neurologista para avaliar as possíveis causas e buscar o melhor tratamento. Clique aqui para agendar uma consulta com nossos especialistas.