Notícias

Hospital BP conquista certificação de excelência pelo protocolo de prevenção de tromboembolismo venoso

Certificado foi concedido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG)

Publicado em 15 de agosto de 2019
Atualizado em 22 de agosto de 2019

O Hospital BP, um dos hospitais da BP, acaba de receber a Certificação por Distinção de Excelência na Prevenção do Tromboembolismo Venoso (TEV), outorgada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), uma das mais importantes entidades certificadoras de saúde nacionais. O reconhecimento foi concedido após uma avaliação criteriosa das práticas adotadas pelo hospital para a prevenção do tromboembolismo venoso, que envolvem a atuação de um time multidisciplinar composto por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas, entre outros profissionais.

“Esse reconhecimento atesta os protocolos do Hospital BP para garantir a segurança dos nossos clientes. Embora mundialmente seja frequente a incidência de tromboembolismo venoso em pacientes internados, com alguns cuidados é possível prevenir a doença e é por isso que estamos sempre aperfeiçoando nossas práticas assistenciais para assegurar saúde, bem-estar e uma melhor experiência para todos que escolhem nossos serviços”, destaca Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP. 

Anatomia da doença

O tromboembolismo venoso é o termo usado para definir duas condições: a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP). A ocorrência de TVP se dá quando há formação de coágulo em uma veia profunda, geralmente nas pernas. Já o TEP ocorre quando o coágulo formado na veia profunda é deslocado, por meio da circulação sanguínea, para o pulmão.

Os principais sintomas são inchaço e vermelhidão no local onde há formação do coágulo, além de dor e rigidez da musculatura na região. O tratamento costuma ser feito com uso de medicamentos.