Notícias

Hospital BP é reconhecido pela qualidade dos dados sobre câncer compartilhados pela instituição

O selo foi outorgado pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

Publicado em 29 de agosto de 2019
Atualizado em 29 de agosto de 2019

O Hospital BP, principal hospital da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, recebeu o Selo de Qualidade do Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo (RCBP-SP) em reconhecimento pela qualidade da inserção de dados sobre casos novos de câncer na cidade de São Paulo. A instituição obteve o selo na categoria Prata.

“Este reconhecimento evidencia o engajamento de nossas equipes para prover dados de qualidade, que são tão importantes para o planejamento do sistema de saúde e contribuem para ações de prevenção, diagnóstico e tratamentos mais apropriadas para a população”, explica Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP.

Conhecimento compartilhado

Vinculado à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), o Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP) é uma plataforma de coleta de informações específicas sobre Oncologia e conta com o apoio técnico Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, que instituiu o selo de qualidade como uma forma de reconhecimento e estimulo para as instituições participantes do sistema. 

O selo de qualidade atesta instituições de saúde que fornecem dados sobre a incidência de câncer na cidade de São Paulo e que cumprem o padrão mínimo de qualidade em relação ao compartilhamento dessas informações.

Por meio dessa base de dados são analisados, por exemplo, os novos diagnósticos de câncer em moradores de uma região pré-determinada da cidade para entender a incidência da doença nessa área. Os dados coletados e investigados são utilizados como base para a definição de políticas públicas e elaboração de estudos epidemiológicos para identificar a população de risco e a efetividade dos programas de prevenção e controle da doença.