Ortopedia

Diferenciais da BP no tratamento ortopédico

Somos considerados um dos maiores, mais modernos e melhores centros cirúrgicos ortopédicos do país, equipado com dispositivos e instrumentais de ponta. Contamos com um time de ortopedistas de primeira linha e um completo e avançado leque de recursos diagnósticos e terapêuticos.

Para os pacientes, isso significa encontrar, em único hub de saúde, ortopedistas com expertises diferenciadas para o tratamento clínico ou cirúrgico de todos os problemas que afetam o sistema musculoesquelético, dos casos mais simples aos mais complexos e raros.

O quadro de cada paciente é cuidadosamente avaliado para a definição da melhor estratégia terapêutica.

No tratamento de problemas de coluna, por exemplo, a abordagem pode ser clínica, combinando o uso de medicamentos, técnicas fisioterápicas, exercícios físicos supervisionados e mudança do estilo de vida. Quando necessário, também podem ser realizadas intervenções pouco invasivas como infiltrações e rizotomias (eliminação de nervos por meio de aplicação de calor ou pulso elétrico por meio de agulhas). Cirurgias são reservadas para casos muito específicos.

Além da colocação de próteses primárias de quadril e joelho, são comuns na BP os procedimentos de revisão (troca) de próteses, mesmo quando a primeira cirurgia foi feita em outra instituição.

No que diz respeito às lesões traumáticas, somos um dos poucos centros médicos especializados no atendimento de fraturas de alta energia, que são aquelas derivadas de impactos de grandes proporções (queda de altura elevada e acidentes automobilísticos em alta velocidade, por exemplo), exigindo intervenções terapêuticas mais complexas.

No âmbito tecnológico, merecem destaque nossos recursos para as artroscopias, considerados o estado da arte para esse tipo de procedimento. Por meio de artroscópios conectados a monitores de alta precisão, cirurgias guiadas por imagem podem ser realizadas sem cortes.

Também dispomos da versão mais moderna do robô cirúrgico, mesas ortopédicas de última geração e equipamentos de radioscopia para acompanhamento dos procedimentos com auxílio de raios-X.

Em relação às próteses ortopédicas, temos as melhores opções disponíveis no mercado internacional homologadas, garantindo que os médicos e os pacientes possam fazer as melhores escolhas. Vale destacar, ainda, nosso pronto-socorro com ortopedistas 24 horas para atender casos de urgência e emergência, inclusive traumas que demandam intervenções cirúrgicas.

O que é a Ortopedia?

A Ortopedia é uma especialidade médica clínica e cirúrgica dedicada ao estudo e tratamento do sistema musculoesquelético do nosso corpo. Do pescoço ao pé, ela se ocupa de tudo que é relacionado a ossos, articulações, cartilagens, tendões e músculos, englobando nosso sistema motor inteiro.

Dentro dessa especialidade existem focos específicos de atuação: ortopedia do pé e tornozelo, joelho, quadril, coluna, mão e cotovelo, pediátrica, traumatologia do esporte e ortopedia oncológica.

Principais doenças relacionadas a Ortopedia

Há quatro grandes grupos de enfermidades tratadas pelos ortopedistas:

  • Doenças congênitas, que são malformações existentes já no nascimento e que, algumas vezes, são transpostas para a vida adulta;

  • Lesões traumáticas, que são provocadas por acidentes (colisões de trânsito e quedas, por exemplo);

  • Doenças oncológicas, que são tumores ósseos e musculares, inclusive metástases originadas a partir de um câncer em outros órgãos, como mama e pulmão, por exemplo. Tumores que afetam crianças e os hematológicos, como o mieloma múltiplo, lesão que se inicia nos ossos;

  • Doenças degenerativas, que são associadas a vários tipos de desgastes que acometem principalmente as articulações.

A lesão degenerativa mais frequente é a artrose, que pode ocorrer em qualquer articulação. Nos joelhos, é geralmente precedida pela condromalácia patelar, o adoecimento da cartilagem que protege o joelho.

Existem, ainda, lesões do gênero associadas ao rompimento dos tendões, como as síndromes do impacto e do manguito rotador, ambas no ombro.

Na coluna, além de doenças degenerativas como a artrose facetária e a hérnia de disco, são comuns deformidades como a escoliose (curvaturas da coluna para os lados) e a hipercifose (curvatura para trás, formando uma corcunda).

Outras doenças comuns são a osteopenia e a osteoporose, ambas relacionadas à perda de cálcio nos ossos. Apesar de estarem associadas ao envelhecimento, podem afetar pessoas mais jovens também.

Quando devo procurar um ortopedista?

Além das lesões traumáticas que demandam atendimento emergencial, é importante consultar um ortopedista caso você sinta dores no sistema musculoesquelético, sejam elas incapacitantes ou não, principalmente aquelas que não desaparecem após o repouso.

Uma maneira de perceber que existe algum problema em curso é observar a queda de rendimentona execução de certas atividades , como dificuldade para caminhar ou carregar pesos que eram feitos normalmente anteriormente. Também é importante prestar atenção a limitações de movimentos e eventuais deformidades, inchaços e vermelhidão.

Se quiser saber mais sobre outras áreas da medicina que a BP atua, acesse nossa página de especialidades e confira!

Ícone de telefone laranja

Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000.