Artigo

Dieta: uma aliada dos pacientes com câncer de próstata

Uma alimentação adequada tem papel importante durante o tratamento desse tipo de tumor, contribuindo para sua efetividade e para o bem-estar do paciente

Uma dieta saudável, de preferência com orientação de nutricionista, soma pontos positivos no enfrentamento do câncer de próstata, o mais incidente entre os homens, com 65.840 novos casos por ano, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Trata-se de uma informação valiosa, considerando que um a cada nove homens deverá ser diagnosticado com essa doença. Seja qual for o tipo de tratamento, a alimentação faz a diferença.

No caso de pacientes que fazem hormonioterapia, baseada no bloqueio de hormônios que estimulam o crescimento dos tumores, é importantíssimo contar com suporte nutricional, uma vez que esse tratamento comumente leva à perda da massa muscular e ao ganho de gordura. Além da indicação de uma rotina de exercícios físicos, é fundamental uma dieta baseada em alimentos saudáveis e de baixo teor calórico, visando o controle do índice de massa corporal.

Quem é submetido a sessões de radioterapia deve evitar, durante o período do tratamento, a ingestão de alimentos que produzem gases intestinais, como feijão, soja, lentilha, ervilha, batata doce, açúcar refinado e demais alimentos fermentativos. O acúmulo de gases pode provocar a movimentação da musculatura do reto, trecho do intestino que fica próximo à próstata, diminuindo a precisão da irradiação que deveria incidir exclusivamente sobre a glândula masculina em tratamento. É fundamental que os centros radioterapêuticos alertem seus pacientes sobre o fato.

Na quimioterapia, intervenções dietéticas personalizadas ajudam a minimizar alguns efeitos colaterais. Alimentos mais frios ajudam a enfrentar sintomas de enjoo, por exemplo. Já pacientes que desenvolvem feridas na boca devem evitar alimentos ácidos ou quentes, além de reduzir ou eliminar o sal das refeições. Para quem sofre com a falta de apetite, observando as necessidades e condições de cada paciente, podem ser planejadas dietas fracionadas em diversos momentos do dia e/ou aumentar a densidade calórica, usando, por exemplo, adição de gorduras insaturadas. A ideia é garantir a maior quantidade de calorias numa quantidade menor de alimento. Suplementação calórica e proteica também pode ser uma indicação.

Uma abordagem diferenciada para os pacientes que serão submetidos a cirurgias é o preparo nutricional pré-operatório, baseado na suplementação com nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Nesse caso, uma semana antes da intervenção cirúrgica, podem ser ministrados em forma de compostos substâncias que ajudam a imunidade, como zinco, selênio e algumas vitaminas. A prática acelera a recuperação do paciente após a cirurgia.

Com a influência da alimentação para a condução de um bom tratamento do câncer, torna-se ainda mais evidente a importância de oferecer aos pacientes um atendimento multidisciplinar, do qual façam parte nutricionistas. Na BP, onde essa abordagem multidisciplinar é estratégica para desenhar tratamentos personalizados, nutricionistas estão a postos para ajudar os pacientes em todas as etapas do tratamento.

Prevenção
Embora a associação entre dieta e prevenção do câncer de próstata não seja tão direta como em outros tipos de tumores, como os colorretais, uma alimentação mais saudável pode exercer, sim, uma benéfica influência. Hoje já está consolidado que orientações que valem para outros tipos de cânceres e doenças cardiovasculares também se aplicam para prevenir os tumores de próstata:

  • Consuma menos gordura
  • Evite alimentos processados
  • Diminua a ingestão de açúcares
  • Coma mais frutas e verduras

Trabalhos científicos recentes reforçam a importância de investir em um cardápio mais saudável. Estudo do European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC) – conduzido em 23 polos de saúde de 10 países europeus que avaliou a relação entre dieta e incidência e mortalidade dos quatro tipos mais frequentes de câncer na Europa (colorretal, mama, pulmão e próstata) –, mostra que o consumo regular de frutas e a ingestão de alimentos com cálcio, como iogurtes, ajudam na proteção contra os tumores de próstata.

Assim, seja na prevenção ou no tratamento do câncer de próstata, é fundamental estar atento ao que se coloca no prato e explorar a alimentação como uma importante aliada.

Fontes: Fábio Schutz - CRM/SP 114.313 e Débora de Molle

Data da última atualização: 24/1/2022