A Cardiologia

O que é Cardiologia?

Cardiologia é a especialidade médica dedicada ao cuidado de um amplo conjunto de enfermidades que afetam o coração, como doença coronariana, insuficiência cardíaca e cardiopatias congênitas, entre outras. No mundo todo, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade.

Com uma história pontuada por realizações pioneiras, permanente atualização científica e tecnológica e indicadores de desempenho similares aos das melhores instituições do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo se consolidou como referência nacional em cardiologia.

Aqui, os pacientes encontram uma completa infraestrutura e linhas de serviços focados em cardiologia e uma equipe de médicos e multiprofissionais superespecializados.

Fomos e continuamos sendo um polo de desenvolvimento da cardiologia em nosso país, inclusive com protagonismo em nível mundial. A primeira cirurgia de ponte de safena do Brasil foi realizada em nossa Instituição, em 1968, pelo Dr. Adib Jatene. Nas duas décadas seguintes estivemos entre os pioneiros do país na realização de cateterismos e transplantes cardíacos. Foi aqui que aconteceu, por exemplo, o primeiro transplante de coração em paciente com Doença de Chagas, realizado em 1985 pelo Dr. Euriclydes de Jesus Zerbini.

E seguimos alinhados com os mais recentes avanços nesta especialidade, como as cirurgias cardíacas robóticas e os procedimentos da cardiologia intervencionista (cateterismo), que incorporam tecnologias de última geração. No Brasil, fomos pioneiros e acumulamos uma das maiores experiências nacionais na realização de intervenções com a tecnologia TAVI (Implante de Válvula Aórtica Transcateter). Também somos referência no tratamento das cardiopatias congênitas, doenças associadas a alterações genéticas que afetam cerca de 1% dos bebês e estão entre as principais causas de morte no primeiro ano de vida.

Paralelamente às nossas atividades assistenciais, investimos na geração e disseminação de conhecimentos. Em parceria com a American Heart Association, oferecemos, por exemplo, o curso Basic Life Support (BLS), direcionado a profissionais de saúde que atuam no atendimento de urgências e emergências cardiológicas. Já no campo da pesquisa, em conjunto com instituições de renome internacional, participamos de estudos que contribuirão para o desenvolvimento de novos procedimentos, medicamentos e recursos diagnósticos na área de cardiologia. Assim nos mantemos sempre atualizados com o que há de mais moderno, seguro e efetivo no cuidado de nossos pacientes com doenças cardiovasculares.

O setor de cardiologia da BP é formado por profissionais renomados, e atualmente nossa equipe principal é composta por:

 

Estrutura e recursos

Graças a investimentos constantes, oferecemos uma diferenciada gama de serviços em toda a cadeia de cuidado – da promoção da saúde cardiológica e prevenção de doenças até tratamentos das mais diversas patologias, incluindo os casos mais complexos. Por meio da BP Medicina Diagnóstica e do nosso serviço de Hemodinâmica, disponibilizamos os mais avançados exames laboratoriais, de imagem e métodos gráficos. O leque inclui exames diagnósticos via cateterismo, o que permite investigações que serviços convencionais de medicina não têm estrutura para realizar.

Esse completo conjunto de recursos, aliado à expertise e qualificação das equipes médicas e multiprofissionais, transforma a nossa Cardiologia em um centro de excelência integrado, com todos os serviços reunidos em uma única estrutura hospitalar.

A Cardiologia da BP está organizada em quatro grandes subespecialidades: cardiologia clínica, cirurgia cardiológica, cardiologia intervencionista e métodos gráficos. Em cada uma dessas áreas atuam equipes especializadas. Trabalhando de forma integrada, esses profissionais contam com uma estrutura hospitalar complexa, preparada para oferecer o melhor cuidado aos pacientes.

Com cardiologistas de plantão, nosso Pronto-Socorro funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, recebendo casos de urgência e emergência. A equipe está preparada para realizar uma rápida triagem, priorizando o encaminhamento dos casos mais graves. Os pacientes com problemas cardiológicos de maior risco são identificados de maneira ágil e, quando necessário, transferidos para o setor de Hemodinâmica, que se encarrega de fechar diagnósticos e realizar as intervenções necessárias.

A BP possui o maior centro de referência em Hemodinâmica da América Latina. Trata-se de uma arrojada e moderna estrutura dedicada à realização de procedimentos cardiológicos tanto com fins diagnósticos como terapêuticos, conduzidos por profissionais qualificados e de renome internacional. Essa equipe trabalha guiada por protocolos de atendimento estabelecidos de acordo com as mais rígidas diretrizes científicas estabelecidas por entidades médicas nacionais e internacionais. Funcionando 24 horas por dia, todos os dias, a área está preparada para atender pacientes com os mais diversos tipos de doenças cardiovasculares, inclusive os casos de emergência.

O setor dispõe de 7 salas equipadas com os mais avançados recursos, como a tecnologia digital de imagem Flat Panel, que permite aos médicos identificarem com precisão a localização, o grau e a extensão de lesões no sistema coronariano, informações importantes tanto para diagnóstico como para tratamento e implantação de stents. Somam-se ainda 51 leitos de recuperação, com os cuidados em tempo integral de uma equipe multiassistencial especializada e um ambiente que privilegia o conforto e a privacidade dos clientes.

Nosso setor de Hemodinâmica realiza mais 10 mil procedimentos por ano, um recorde nacional. Por mês, fazemos uma média de 600 cateterismos cardíacos e 200 angioplastias coronarianas com implante de stents.

Contamos com duas Unidades Cardiológicas Intensivas (UCIs), com uma estrutura de recursos humanos e tecnológicos para atender os pacientes que demandam atenção e cuidados especializados, particularmente aqueles que passaram por exames ou intervenções no setor de Hemodinâmica ou foram submetidos a cirurgias cardíacas convencionais. A UCI do Hospital BP dispõe de 72 leitos e a do BP Mirante, 10.

Nesses espaços superequipados, a segurança dos pacientes é reforçada por meio de um avançado sistema de monitoramento remoto, que permite que profissionais da enfermagem acompanhem 24 horas por dia os sinais vitais dos pacientes internados, como pressão arterial, pulsação e níveis de saturação de oxigênio. Dessa forma, eventuais problemas e intercorrências são prontamente identificados, permitindo a rápida adoção dos cuidados necessários.

Entre outras tecnologias diferenciadas, nossas UCIs contam com equipamento de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), que garante a oxigenação do sangue dos pacientes com disfunções cardíacas e/ou pulmonares graves, e respiradores de última geração, que asseguram os pontos ótimos de pressão, saturação, volume e fluxo do oxigênio.

Além das UCIs, o Hospital BP e o BP Mirante contam com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para os pacientes que precisam desse tipo de cuidado. No caso de crianças, temos no Hospital BP uma UTI Pediátrica Cardiológica dedicada exclusivamente a esses pacientes.

Dispomos de um total de 30 salas cirúrgicas – 23 no Hospital BP e 7 no BP Mirante. Todas elas estão equipadas com os mais modernos e eficientes recursos para a realização de todos os tipos de cirurgias cardíacas, incluindo transplantes.

O BP Mirante conta ainda com o robô cirúrgico da Vinci Xi® Surgical Sytem, modelo de última geração. O sistema robótico permite procedimentos menos invasivos, com menos riscos de infecção, menos tempo de internação e recuperação mais rápida do paciente. Na área de cardiologia, o sistema robótico tem se mostrado especialmente útil para procedimentos de revascularização do miocárdio e colocação de ponte de safena.

Contamos com áreas de internação com equipes especializadas no atendimento de pacientes cardiológicos. Nelas, atuam enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas com formação especializada, o que incrementa o nível de qualidade e segurança do cuidado. No BP Mirante temos, inclusive, um andar dedicado exclusivamente para cardiologia e neurologia, com 15 leitos.

Em linha com o nosso compromisso de proporcionar uma boa experiência para nossos pacientes, seus familiares e acompanhantes, as áreas de internação cardiológica passaram recentemente por reforma. Com o novo desenho arquitetônico, os quartos ficaram mais espaçosos e ganharam características que favorecem um ambiente confortável e acolhedor. O novo mobiliário inclui cama e poltrona acionadas por dispositivos elétricos, sofá-cama para acompanhantes, mesa de refeição, televisor e frigobar.

O Centro de Reabilitação Cardíaca é um espaço especializado no desenvolvimento de atividades que ajudam a melhorar as condições físicas do indivíduo para a retomada de sua rotina após intervenções médicas, muitas vezes severas, como as cirurgias cardíacas. São programas de exercícios individualizados, desenhados e supervisionados por uma equipe multidisciplinar, realizados em esteiras, bicicletas e outros aparelhos. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, no período da manhã.

Humanização

Para nós da BP, humanização e cuidado centrado no paciente são elementos tão importantes quanto os recursos humanos e tecnológicos que combinamos para assegurar uma assistência de qualidade. Somos uma instituição que está sempre em movimento, atenta a cada detalhe que contribua não apenas para a excelência no cuidado, mas também para o conforto, bem-estar e acolhimento dos pacientes e familiares.

Isso inclui iniciativas como o aprimoramento dos ambientes na área de internação (veja mais no item Internação) e a oferta de serviços que ajudam pacientes e familiares a lidar melhor com os impactos que um caso de doença pode gerar na vida dessas pessoas. Entre eles estão:

Psicólogos especializados acompanham e ajudam pacientes e familiares a lidar com as emoções que afloram em momentos críticos, como no caso de uma doença mais grave ou uma internação prolongada.

O Núcleo de Suporte e Cuidados Paliativos oferece suporte para o enfretamento de doenças que ameaçam a continuidade da vida. A equipe é composta por médicos especializados, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que atuam de maneira integrada e em conjunto com a equipe médica assistencial, que é responsável por acionar o serviço. O trabalho do Núcleo foca o controle dos sintomas físicos do paciente e o suporte para a resolução de questões psicossociais e espirituais do paciente e de seus familiares.

Qualidade e Segurança do Paciente

O alto patamar de qualidade e segurança que oferecemos aos nossos pacientes é atestado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que confere à BP, desde 2012, a acreditação nível 3 (Acreditado com Excelência). A ONA é uma entidade certificadora de qualidade na área de saúde no Brasil, com metodologia reconhecida pela International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e de saúde de mais de 100 países.

Esse desempenho diferenciado está alicerçado em bases sólidas. No atendimento das patologias cardiológicas, por exemplo, seguimos protocolos rigorosos, alinhados às diretrizes das sociedades médicas dessa especialidade do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos. Colocamos em prática uma medicina baseada nas melhores evidências científicas e monitoramos nosso desempenho por meio de indicadores assistenciais, como tempo de internação, taxa de infecções e desfecho dos procedimentos.

Nosso foco na capacitação e contínua atualização técnico-científica dos nossos profissionais é outro fator importante. Além de treinamento das equipes, participamos de estudos multicêntricos internacionais, ao lado de médicos e instituições de prestígio internacional. O envolvimento em pesquisas científicas permite que nossos médicos e profissionais da saúde se mantenham conectados com o que há de mais moderno e efetivo na abordagem dos problemas cardiovasculares.

É com seu diferenciado conjunto de recursos humanos e tecnológicos, completa estrutura física e de serviços, sólida experiência de quem realiza um dos maiores volumes de procedimentos cardíacos do país e empenho para se manter em sintonia com os avanços da especialidade que a BP renova continuamente seu posicionamento como uma das instituições líderes da Cardiologia no Brasil e no mundo.