Cardiologia Cirúrgica

Somos reconhecidos como
um dos melhores centros de
cirurgia cardíaca do mundo

selo de qualidade

O que é?

A cirurgia cardíaca é uma especialidade que se dedica ao tratamento cirúrgico de doenças que afetam o coração e os grandes vasos sanguíneos.

Apesar de todos os cirurgiões cardíacos estarem habilitados a realizar todos os tipos de cirurgias do coração, na BP, a exemplo dos grandes centros de excelência em cardiologia, os médicos se especializam em subáreas: revascularização do miocárdio, procedimentos valvares, cirurgia da aorta e procedimentos relacionados à insuficiência cardíaca avançada. Temos, ainda, a cirurgia cardíaca pediátrica, feita por cirurgiões cardiovasculares com especialização específica, e os transplantes cardíacos.

Principais doenças

Obstruções ateroscleróticas (placas de gordura ou calcificações), valvopatias e cardiopatias congênitas são os principais problemas que podem ser tratados por meio de cirurgia. Em um grande centro de excelência em cardiologia como a BP, cerca de 60% das intervenções cirúrgicas são de revascularização do miocárdio. Popularmente chamado de ponte de safena, esse procedimento visa criar novos caminhos para que o sangue volte a irrigar o coração satisfatoriamente, geralmente comprometido por obstruções ateroscleróticas.

Correções de alterações valvares, como insuficiência da válvula mitral e estenose (estreitamento) da válvula aórtica, respondem por outros 25% dos procedimentos realizados na BP. Em alguns casos, cirurgiões e cardiologistas intervencionistas atuam conjuntamente para garantir a segurança do paciente e a qualidade da assistência.

O volume restante engloba cirurgias de aorta (tratamento de aneurismas e dissecções, por exemplo) e correções de cardiopatias congênitas.

Diferenciais da BP 

Com uma história de pioneirismos, como a realização da primeira cirurgia de ponte de safena do Brasil e do primeiro transplante cardíaco em paciente com Doença de Chagas, a BP se mantém atualizada com o que há de mais avançado no campo da cirurgia cardíaca. Com nossa qualificada equipe médica e uma completa gama de recursos e serviços voltados à cardiologia, estamos preparados para realizar todos os tipos de cirurgias cardíacas, incluindo as de altíssima complexidade, com padrões de qualidade e segurança comparáveis aos das melhores instituições internacionais.

Outro diferencial importante é a equipe de enfermagem superespecializada, que combina as expertises técnicas importantes na assistência aos pacientes cardiológicos com o jeito de cuidar da BP, pautado pelo acolhimento, proximidade e humanização.

Quando procurar

É o seu cardiologista clínico que vai indicar a necessidade de procurar um cirurgião cardíaco. Isso acontece em casos de complexidade anatômica e funcional que demandam reparos de ordem mecânica, como troca de válvulas defeituosas, colocação de próteses tubulares na aorta ou revascularização do sistema cardiovascular comprometido por entupimento dos vasos.

Cabe ao cirurgião, interagindo com profissionais de outras subespecialidades da cardiologia e com base nos resultados dos exames diagnósticos, definir a possibilidade de realização do procedimento, tendo sempre como objetivos assegurar o sucesso do tratamento e proporcionar ao paciente melhor qualidade de vida.