Cardiologia Pediátrica.

O que é?

A cardiologia pediátrica é a área da medicina que cuida de crianças e adolescentes com problemas relacionados ao coração e aos grandes vasos do sistema circulatório (veias e artérias). São dois grandes grupos de doenças: as congênitas (a criança já nasce com elas) e as adquiridas nos primeiros anos de vida.

Principais doenças

As principais enfermidades cardiológicas pediátricas são as relacionadas com hiperfluxo pulmonar, como a comunicação interatrial (CIA) ou interventricular (CIV) e o defeito do septo atrioventricular total (DSAVT) parcial ou total; e as associadas ao hipofluxo pulmonar, como a tetralogia de Fallot, estenose pulmonar e transposição de grandes vasos. Existem também tipos mais complexos, como os casos em que as crianças que possuem apenas um ventrículo em funcionamento.

Diferenciais da BP

A BP é um hospital que leva a cardiologia em sua alma, acumulando uma história de tradição e pioneirismo no cuidado de pacientes pediátricos com doenças do coração.  Fatores como esses explicam o fato de termos nos tornado um polo de atração dos melhores cardiologistas pediátricos do país, formando um time que cobre todos os ramos da especialidade: cardiologistas, médicos cardiointensivistas, ecocardiografistas, hemodinamicistas e cirurgiões cardíacos pediátricos. Estão na BP as duas maiores equipes de cirurgia cardíaca do Brasil.

Outros pontos que atestam o diferenciado nível de especialização da nossa instituição são a UTI Pediátrica Cardiológica, na qual atuam médicos experientes no manejo do pré e pós-operatório de cardiopatias pediátricas, e os acurados métodos diagnósticos, como nosso renomado serviço de ecocardiografia, disponível inclusive para a detecção de problemas congênitos.

As crianças contam ainda, na BP, com equipes especializadas em áreas estratégicas para o diagnóstico e as várias linhas de tratamento cardiológico, como os grupos de angiotomografia e ressonância magnética, de arritmias cardíacas e de hemodinâmica infantil (cateterismo), que executa procedimentos diagnósticos e terapêuticos.  

Quando procurar 

Cansaço, desmaios, lábios, dedos e unhas arroxeados ou azulados (cianose) e sopro (barulho indevido no coração que pode ser percebido pelo pediatra no exame físico) são alguns sinais que indicam a necessidade de agendar uma consulta com um cardiologista pediátrico. Esses profissionais investigarão os sintomas e, conforme os achados, o paciente já receberá a indicação para as próximas etapas, seja a realização de exames, procedimentos ou cirurgias necessários para assegurar a saúde e o bem-estar dos pequenos.