Hematologia

O que é a Hematologia?

Integrante do Centro de Oncologia e Hematologia da BP, a área de Hematologia está preparada para atender clientes de alta complexidade e oferece estrutura diferenciada para as diversas modalidades de tratamento necessárias para sua recuperação, incluindo UTI especializada, Banco de Sangue, exames de imagem e de análises clínicas e áreas exclusivamente dedicadas aos transplantes de medula óssea.

Aliando a expertise de seus especialistas e a alta tecnologia, a BP é referência no tratamento de doenças relacionadas ao sangue, aos seus componentes (plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas) e aos órgãos que o produzem, como a medula óssea. Além disso, também realiza estudos e pesquisas clínicas focados no desenvolvimento de novas drogas e opções de tratamento para estas condições.

Criado em 2016, o Serviço de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular da BP hoje ocupa a primeira posição em volume de transplantes de medula óssea realizados no sistema complementar de saúde no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e conta com ambulatórios dedicados para atender os pacientes nos períodos pré, intra e pós-transplante.

Aqui, realizamos quatro tipos de transplantes:

  • Autólogos: aqueles nos quais utiliza-se medula do próprio paciente.
  • Alogênicos aparentados: quando as células saudáveis são doadas por um familiar.
  • Alogênicos não aparentados: doação de células feitas por um doador compatível cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários (Redome), tanto no Hospital BP quanto no BP Mirante.
  • Haploidêntico: quando a doação de células pode ser feita por um doador parcialmente compatível.

O Serviço de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular da BP conta com uma equipe de 18 hematologistas, sendo 4 deles com dedicação exclusiva aos transplantes e também recebe clientes referenciados de outras instituições do país. Além disso, disponibilizamos uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e infectologistas, todos com foco no atendimento ao paciente hematológico.

Diferenciais do Serviço
de TMO e Terapia
Celular da BP

Realizamos atendimento por convênios e particulares.

Disponibilizamos apoio psicológico gratuito aos pacientes e familiares.

Nova equipe de Transplantes de Medula Óssea Pediátrica, que conta com
profissionais renomados e especializados neste tipo de atendimento.

Somos certificados pela Advancing Transfusion and Cellular Therapies
Worldwide (AABB)
na Hemoterapia, garantindo segurança nos processos e
padrões de qualidade
equiparados aos melhores serviços do mundo.

Em menos de 4 anos, a BP conquistou a terceira expansão do Serviço de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular. Quando inaugurado, em 2016, o serviço contava com 7 leitos no BP Mirante. Após três anos, em 2019, foi ampliado para a Unidade Paulista, com mais 10 leitos.

Agora, em 2021, a Unidade Paulista passa a disponibilizar um total de 27 leitos, sendo 10 para transplantes alogênicos e 13 leitos preparados para transplante autólogos. Além disso, há ainda mais 4 leitos para atendimentos ambulatoriais de pacientes transplantados e onco-hematológicos.

Estes resultados estão estritamente relacionados à atuação integrada de médicos e de uma equipe multidisciplinar, que tem como objetivos principais a qualidade assistencial e a satisfação dos nossos clientes.