Colonoscopia infantil com internação

Colonoscopia Infantil - (0 a 12 anos) com internação

Encaminhar por e-mail, conforme orientado pela Central de Atendimento, carta de solicitação de internação do médico e pedido do exame de colonoscopia. A carta deve explicar o motivo da internação (ex. risco de desidratação, dificuldade de deglutição etc.). Se não tem esta carta, você pode entrar e contato com o médico para solicitação.

A equipe da BP entrará em contato para confirmação do recebimento da carta de internação, que é necessária para a autorização do convênio. O exame será agendado de acordo com o período de autorização do exame e da internação.

3 dias (72h) antes da data do exame, o paciente deverá iniciar a dieta conforme descrito nos próximos passos.

1 dia (24h) antes da data do exame é necessário comparecer na recepção da internação da BP, às 17h para internação. A enfermagem responsável orientará sobre o preparo para o exame, que será realizado no dia seguinte.

Agendamento

Comunicar se for paciente cadeirante.

Necessário retirar apliques no cabelo, cílios ou unhas postiças. O uso desses itens pode comprometer a segurança durante o exame.

Se tomou a vacina Covid-19, deverá aguardar 15 dias para realização de exames diagnósticos com anestesia/sedação.

72h antes do exame:

Café da manhã: torradas, bolacha de água e sal, biscoito de polvilho, ovos mexidos ou cozidos, chá ou café, sucos coados. Leite e derivados não deverão ser consumidos.

Almoço e Jantar: Tomar uma sopa leve, com legumes, batata, chuchu, carne magra e macarrão, que deve ser batida e coada. Permitido ingerir líquidos sem resíduos a vontade (água, chá, café, água de coco, suco de frutas artificiais ou naturais coados, gelatina de cor clara) - mínimo 1,5 L por dia

Evitar líquidos a base de frutas vermelhas ou de coloração avermelhada (melancia, mamão, morango, goiaba).

Não consumir verduras, feijão ou outros grãos. Não consumir cereais ou alimentos integrais. Não consumir leite ou derivados (manteiga, iogurte, queijos).

Necessário suspender medicações, conforme orientação: 72h: Liraglutida (Exemplos: Victoza, Saxenda etc.) e por 10 dias: Semaglutida (Ozempic), Dulaglutida (Trulicity), Albiglutida e Exenatida (Byetta).

Necessário suspender medicações anticoagulantes conforme indicação, porém o médico deverá ser informado e autorizar a interrupção:

12h: Enoxaparina (Clexane), Fraxiparina, Heparina

48h: Rivaroxabana (Xarelto), Apixabana (Eliquis), Fondaparinux, Dabigatrana (Pradaxa), Edoxabana (Lixiana). Se tiver insuficiência renal crônica, suspender por 5 dias

5 dias: Varfarina (Marevan), Clopidogrel (Plavix, Iscover, Plagrel), Abciximab, Dipiridamol, Ticlopidina, Tirofibana, Marcoumar, Ticagrelor (Brilinta), Acenocumarol

Necessária a presença de um acompanhante adulto, maior de 18 anos e capaz que deverá estar presente durante toda a permanência no hospital. A ausência dele impossibilitará a realização do exame.

Não estar gripado ou com febre e não usar antibióticos relacionados à via respiratória.

No dia do exame o paciente será submetido a uma avaliação pré-anestésica, o médico anestesiologista responsável avaliará o quadro e tomará os procedimentos necessários.

Trazer pedido médico, carteira do convênio, documento pessoal com foto ou a certidão de nascimento e o CPF.

Depois do exame:

Permanecerá no setor de endoscopia cerca de 1h após o exame, para recuperação do efeito sedativo das medicações e depois retornará à unidade de internação e avaliação da alta pelo médico pediatra.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco.

Nossa equipe está à disposição para atendê-lo.

Telefone: 11 3505 1000.

Agendamento de exames

Horário de atendimento

De segunda a sexta, das 7h às 21h
Sábados, das 8h às 14h
Na Central de Agendamento Presencial, localizada na recepção central da Torre 3, no Hospital BP