Exames Urodinâmicos

O que são?

O estudo urodinâmico envolve um conjunto de exames fundamentais para analisar o funcionamento da bexiga, uretra e próstata. Em linhas gerais, ele simula as fases de enchimento e esvaziamento da bexiga, permitindo conhecer fatores como a capacidade máxima de enchimento, as propriedades elásticas do órgão e a existência de contrações voluntárias.

Ele é indicado para o diagnóstico de muitas doenças do aparelho urinário que provocam alterações no padrão normal do funcionamento da bexiga, entre elas: incontinência urinária, aumento da próstata, traumatismo vertebro-medular, retenção urinária e infecções urinárias de repetição.

Quais são os principais exames?

O estudo urodinâmico completo abrange os seguintes exames:

  • Urofluxometria: mede o fluxo da urina, a quantidade e o tempo que o paciente leva para urinar.
  • Cistometria: avalia as pressões no enchimento da bexiga.
  • Estudo pressão-fluxo: analisa as pressões na bexiga durante a micção.
  • Perfilometria uretral: investiga a pressão exercida na abertura da uretra.
  • Eletromiografia pélvica: estuda o funcionamento dos músculos pélvicos.

Quais são os nossos diferenciais?

Contamos com um setor próprio para a realização do estudo urodinâmico, com uma equipe de profissionais especializados, incluindo anestesista. Os exames são ambulatoriais e o paciente volta para casa no mesmo dia.

Além dos exames diagnósticos, nossa área realiza também a litotripsia, procedimento que usa ondas de choque para implodir os cálculos renais (pedras no rim), facilitando a eliminação dos fragmentos.

Confira fotos da nossa infraestrutura