Cirurgia de Cabeça e Pescoço

O que é?

Cirurgia de Cabeça e Pescoço é uma especialidade cirúrgica focada no tratamento de doenças que afetam a região do pescoço, face e base do crânio (parte da cabeça abaixo do crânio, inclusive a área dos olhos) e também tumores de pele dessas regiões. Os médicos que atuam nessa área precisam ter primeiro uma especialização em Cirurgia Geral ou em Otorrinolaringologia e depois uma formação específica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Principais doenças

Os cânceres representam a grande maioria dos casos tratados pela especialidade. Eles incluem os tumores da tireoide, da cavidade oral (que começa nos lábios), da nasofaringe (parte de trás do nariz), orofaringe (que envolve a base da língua; o palato mole, que é a parte mole do teto da boca; as amígdalas; as partes lateral e posterior da garganta, hipofaringe (última parte da faringe antes de começar o esôfago cervical), laringe (onde se localizam as cordas vocais) e seios paranasais da face, além das órbitas (região dos olhos) e base do crânio. A Cirurgia de Cabeça e Pescoço também cuida de outras moléstias benignas, como as laringites, demais doenças da tireoide, como os nódulos não cancerígenos, e algumas doenças congênitas do pescoço (doenças que se apresentam no nascimento, a exemplo de alguns cistos).

Diferenciais da BP

Temos uma equipe de cirurgiões de cabeça e pescoço com reconhecida expertise técnica e científica para a realização de intervenções de todos os níveis de complexidade. Esses especialistas contam com o suporte de oncologistas clínicos, radiologistas e patologistas, além de uma equipe multiprofissional formada por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, odontologistas e psicólogos, cujas atividades são fundamentais no processo de reabilitação. A abordagem integrada é essencial para o desenvolvimento de tratamentos personalizados, que colocam o paciente no centro dos processos de cuidado.

Do ponto de vista tecnológico, dispomos de equipamentos e instrumentais de ponta que nos permitem realizar cirurgias complexas por métodos minimamente invasivas, incluindo procedimentos robóticos. São recursos que asseguram os melhores resultados, com menos tempo de internação e recuperação mais rápida do paciente.

Quando procurar

Os seguintes sinais e sintomas recomendam procurar um especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, principalmente se a pessoa for fumante ou consumidora de bebidas alcoólicas:

  • Aparição de aftas e lesões dolorosas nas mucosas que se prolongam por mais de três semanas.
  • Alterações na voz, como rouquidão persistente (que dure mais de um mês).
  • Dificuldade de engolir ou dor ao engolir.
  • Abaulamentos (caroços) no pescoço, especialmente se forem indolores e estiverem aumentando de tamanho.

Fonte: Marcus Vinícius Furlan – CRM 138.105 SP

Fonte: Fernando Augusto Alves da Costa – CRM 36.772 SP

Ícone de telefone laranja

Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000.