Gastroenterologia

O que é?

Gastroenterologia é a especialidade médica dedicada à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento clínico de várias doenças que afetam glândulas e órgãos do aparelho digestivo (esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso, fígado, pâncreas e vias biliares, reto).

Dependendo do caso, os gastroenterologistas atuam em parceria com cirurgiões do aparelho digestivo, uma vez que algumas doenças demandam a combinação de abordagem clínica e cirúrgica.

Atualmente, a gastroenterologia conta com áreas de atuação (ou subespecialidades) como, por exemplo, hepatologia, endoscopia digestiva, gastroenterologia pediátrica e nutrição parenteral e enteral.

Principais doenças

Entre as principais doenças que afetam o sistema digestivo estão: esofagite, gastrite, úlceras gástricas e duodenais, doença celíaca (associada à intolerância ao glúten), intolerância à lactose, hepatites virais e medicamentosas, cirrose, pancreatites, síndrome do intestino irritável e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa idiopática. Existem ainda doenças mais raras como a hepatite autoimune e a hemocromatose (acúmulo de ferro no fígado).

Diferenciais da BP

Na BP, os pacientes encontram o que há de mais avançado em termos de estrutura, tecnologias e competências profissionais para o cuidado dos mais diversos tipos de doenças que afetam o aparelho digestivo – dos casos mais simples aos mais raros e complexos.

Somos reconhecidos como uma referência no enfrentamento das doenças inflamatórias intestinais com o uso dos novos medicamentos biológicos, que revolucionaram o tratamento dessas enfermidades, pois agem diretamente no bloqueio das principais células inflamatórias. Contamos com um moderno centro de infusão e equipes especializadas na administração dessas medicações.

Também nos destacamos no campo da hepatologia, reunindo especialistas de primeira linha dedicados exclusivamente aos cuidados das doenças do fígado. Eles contam com trunfos importantes como o nosso serviço de radiologia intervencionista, que realiza técnicas de cateterismo do fígado aplicadas tanto para diagnóstico como tratamento como, por exemplo, quimioembolização, radiofrequência, arteriografia hepática e colocação de Tips (transjugular intrahepatic portosystemic shunt, prótese usada no tratamento de pacientes com cirrose). Também dispomos de um serviço de transplante hepático de excelência.

Nossos gastroenterologistas atuam em sintonia com os nossos cirurgiões do aparelho digestivo, garantindo um cuidado integrado nos casos que exigem abordagem clínica e cirúrgica. Essa sinergia é importante sempre, desde a abordagem inicial dos casos de dor abdominal até situações de alta complexidade como os transplantes de fígado, procedimento indicado em casos de cirrose hepática avançada.

Vale citar, ainda, nossa completa gama de exames laboratoriais e de imagem, incluindo endoscopia e colonoscopia e equipes especializadas em anatomia patológica. São elementos fundamentais para uma especialidade que depende muito de bons métodos diagnósticos.

Além do atendimento ambulatorial, nossos pacientes encontram na BP uma estrutura hospitalar completa, Pronto-Socorro 24 horas Adulto e Inantil, UTI e unidades de internação, onde atuam qualificados profissionais da equipe multidisciplinar.

Quando procurar

Desconfortos digestivos, dores no estômago, náuseas, vômitos, alterações intestinais (diarreia ou intestino preso), olho amarelado (icterícia), inchaço abdominal, sangue nas fezes e emagrecimento são alguns sintomas e sinais que recomendam agendar consulta com um gastroenterologista. Também não devem ser negligenciadas alterações no exame de sangue relacionadas ao funcionamento do fígado, identificadas por meio do hepatograma, que avalia marcadores como AST (TGO), ALT (TGP), GGT, albumina, bilirrubina, lactato desidrogenase e o tempo de protrombina (coagulação do sangue), ou ainda a detecção de gordura no fígado em exames rotineiros de imagem.

Ícone de telefone laranja

Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000.

Veja os artigos que preparamos para você