Ginecologia

O que é a Ginecologia?

A Ginecologia envolve os cuidados da mulher nas diferentes fases da vida, principalmente nas questões relativas ao funcionamento dos órgãos genitais (útero, ovários, tubas uterinas, vagina e vulva) e mama.

A evolução das práticas dessa especialidade acompanha não somente as novas descobertas científicas, mas as mudanças no estilo de vida e rotina das mulheres, assim como os diferentes projetos de vida. Quando uma mulher chega ao consultório, entram com ela a preocupação com os filhos, vontade de engravidar, relação com o parceiro, pressões no trabalho e também todos os sonhos, crenças, desejos e a história de vida. Acreditamos que todas as avaliações, diagnósticos ou decisões terapêuticas precisam considerar, necessariamente, todos esses aspectos e mais do que isso: os desejos e vontades pessoais, que precisam estar no centro desse processo e das decisões tomadas sobre o estilo de vida. A mulher é o centro da própria saúde e tem que ser ouvida.

Para além de exames de rotina e check-ups regulares, o ginecologista acompanha e orienta a tomada de decisões importantes durante as diferentes etapas da vida das mulheres, desde a adolescência, passando pela contracepção, planejamento familiar, prevenção e tratamento de doenças, gravidez até o amadurecimento e a velhice.

Para isso, existem várias sub especialidades, como Ginecologia da Infância e Adolescência; Ginecologia Endócrina, que se ocupa das questões hormonais; Reprodução Humana; Planejamento Familiar; Climatério; Ginecologia Oncológica e Patologia Cervical, entre outras.

Principais doenças tratadas pela ginecologia

Entre as principais enfermidades tratadas pela Ginecologia estão:

  • Tumores de mama e dos órgãos genitais (útero, colo de útero, ovário, vulva e tubas);

  • Endometriose (distúrbio em que o tecido endometrial do útero cresce fora do órgão);

  • Miomas do útero;

  • Cistos de ovário;

  • Ovário policístico;

  • Doença inflamatória pélvica;

  • Aderências pélvicas;

  • Infertilidade feminina;

  • Pólipos endometriais;

  • Hiperplasia uterina (aumento da espessura da parede interna do útero);

  • Adenomiose (presença anormal de glândulas no tecido muscular do útero).

Diferenciais da BP

Somos um HUP de saúde com reputação internacional na área da ginecologia e oferecemos o que há de mais inovador nos cuidados com a saúde da mulher, por meio de profissionais e tecnologias diagnósticas e terapêuticas de ponta para cuidar da saúde feminina em qualquer fase da vida.

A moderna medicina da mulher praticada na BP se baseia nas premissas do cuidado integrativo, com atuação de equipes de saúde multidisciplinares e linhas terapêuticas integradas, considerando que a paciente é muito mais do que um diagnóstico. A ginecologia da BP olha para a saúde mental, rotina, vontade da paciente, estilo de vida e engajamento do tratamento, que são aspectos essenciais dessa abordagem.

Entre nossos diferenciais, as ginecologistas da Beneficência Portuguesa oferecem a expertise em intervenções minimamente invasivas com tecnologias diagnósticas e terapêuticas de ponta, que garantem às pacientes tratamentos mais seguros e de rápida recuperação. Além das técnicas laparoscópicas e histeroscópicas, contamos com cirurgias robóticas ginecológicas, realizadas com o suporte de um dos mais modernos robôs cirúrgicos do País.

Para receber o tratamento de ginecologistas particulares de excelência da BP, ligue em nossa Central de Atendimento, no número 3505-1000. Se preferir, você também pode realizar o agendamento online de sua consulta.

Além disso, possuímos uma residência médica em Ginecologia e Obstetrícia reconhecida pela excelência e também um programa de fellowship (“prêmio” baseado em mérito que é concedido para subsidiar o custo da educação de um estudante) exclusivo no Brasil, também vinculado à Sociedade Americana de Cirurgia Laparoscópica Ginecológica (AAGL).

Quando procurar um ginecologista?

O ginecologista é um profissional que deve fazer parte da rotina de cuidados da saúde da mulher. O ideal é iniciar o acompanhamento um pouco antes ou logo após a primeira menstruação e depois manter a frequência indicada pelo médico. A recomendação é que a consulta ocorra pelo menos uma vez por ano, junto com a realização de exames que ajudam a identificar precocemente algumas doenças mais sérias, como o Papanicolaou, para rastreamento dos cânceres de colo de útero, e a mamografia, para prevenir o câncer de mama. O acompanhamento regular deve ser mantido mesmo após a menopausa.

Problemas hormonais, cólicas menstruais e estratégias anticonceptivas também estão no foco de cuidados dos ginecologistas. Para além das consultas regulares, é importante procurar o médico diante de sintomas como alterações menstruais, sangramentos excessivos, cólicas menstruais incomuns, corrimentos genitais, dores abdominais e nódulos na mama.

Saiba Mais - Especialidades da Beneficência Portuguesa

A Beneficência Portuguesa está repleta de serviços médicos para tornar a sua vida e de quem você ama melhor e mais segura. Se quiser saber mais sobre as outras áreas de atendimento que nós oferecemos, acesse a página de especialidades da BP!

Ícone de telefone laranja

Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000.

Veja os artigos que preparamos para você