Projeto IMPACTO MR SNC

Conduzido pela BP e tendo a Dra. Viviane Cordeiro Veiga como pesquisadora principal, o projeto IMPACTO MR SNC – Infecções de Sistema Nervoso Central Relacionadas a Dispositivos em Unidade de Terapia Intensiva Adulto no Brasil é parte de uma plataforma chamada IMPACTO MR. Trata-se de uma iniciativa colaborativa que reúne estudos sobre infecções provocadas por microrganismos multirresistentes em pacientes internados em unidades de terapia intensiva adulto do país. Como um todo, o projeto geral congrega esforços de pesquisa dos seis hospitais participantes do PROADI-SUS*, que estão empenhados em aumentar o conhecimento científico nacional sobre a abrangência e os impactos dessas infecções relacionadas à assistência.

Dados da literatura mostram associação entre infecção por microrganismos multirresistentes e mortalidade em pacientes críticos. Além de aumentar as taxas de permanência dos pacientes e de mortalidade, esse tipo de infecção eleva os custos da saúde. O objetivo da plataforma é produzir um diagnóstico do cenário brasileiro e auxiliar nas estratégias de prevenção e condução.

O projeto da BP avalia a incidência de infecções do sistema nervoso central relacionadas à utilização de cateteres de PIC (dispositivo de monitorização da pressão intracraniana) e DVE (cateter de derivação ventricular externa, que permite, quando necessária, a drenagem de líquor em pacientes neurológicos críticos). Pretende-se também conhecer os fatores de risco relacionados a essa condição e o manuseio, além de avaliar os desfechos na alta e em até seis meses. De acordo com a literatura, pacientes que precisam desses dispositivos têm risco aumentado de infecções neurológicas, podendo chegar a cerca de 27% dos casos.

Até hoje não existem bases de dados que retratem a ocorrência desse tipo de infecção no Brasil. O Projeto IMPACTO MR SNC contribuirá para o mapeamento dessa incidência no país, assim como o manejo e identificação dos riscos associados.

Participam do estudo aproximadamente 30 hospitais públicos e privados de diversas partes do Brasil, congregando ao todo 500 pacientes neurológicos que tenham feito procedimentos de PIC ou DVE.

Benefícios esperados

  • Mapeamento da incidência de infecções neurológicas relacionadas à assistência à saúde, que revelará o perfil epidemiológico nacional desse tipo de infeção associada ao uso de PIC e DVE.
  • Conhecer os fatores de risco relacionados a esse tipo de infecção, bem como o manejo.
  • Avaliação de impactos nos desfechos clínicos e custos operacionais.

Vigência do projeto

O projeto IMPACTO MR SNC foi aprovado pelo Ministério da Saúde em 18 de maio de 2022, e as equipes da BP começaram a trabalhar nele a partir de junho do mesmo ano. O projeto será finalizado em dezembro de 2023.

Equipe da BP

  • 1 pesquisador principal
  • 1 coordenador de projeto
  • 2 analistas de pesquisa
  • 1 analista administrativo
  • 1 estatístico

*Além da BP, fazem parte do Proadi-SUS: Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio- Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Moinhos de Vento.