Mapa Genoma Brasil – Medicina de precisão em oncologia e cardiologia no SUS

Liderado pela BP, esse projeto dentro do Proadi-SUS contribuirá para a implantação de estratégias de gestão populacional em doenças oncológicas e cardiovasculares alicerçadas em dados genômicos, que são a base da medicina de precisão, vanguarda científica que usa informações genéticas individualizadas para traçar planos diagnósticos e terapêuticos. O projeto também inclui a qualificação de profissionais da rede pública nessa área.

Será construído um banco de dados genômicos, contendo informações genotípicas, fenotípicas e clínicas de pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilitará identificar variantes genéticas associadas à suscetibilidade e ao agravamento de doenças oncológicas e cardiovasculares. A criação desse banco de dados é fundamental para a incorporação da ciência genética nas linhas de cuidado dessas enfermidades, subsidiando a realização de pesquisas em médio e longo prazo e o desenvolvimento de tecnologias que possibilitarão novas formas de tratamento.

O projeto é realizado em parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/HCFMUSP) e vem somar esforços ao Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil, iniciativa do Governo Federal criada para fomentar a medicina de precisão no SUS.

Quatro subprojetos compõem o Mapa Genoma Brasil:

1 - Oncologia

Estruturação de banco de dados genômicos a partir da coleta de sangue e tecido tumoral de 182 pacientes com câncer de mama, colorretal e próstata. Junto, serão colhidos materiais para análise de dois familiares de cada paciente (364 familiares no total). O sequenciamento do DNA de todos envolvidos e dos tumores permitirá a identificação de predisposições genéticas e o aconselhamento dos participantes, apontando estratégias de prevenção e rastreamento das doenças. Os dados serão coletados em oito centros oncológicos de diferentes localidades do Brasil.

2 - Cardiopatias genética

Semelhante ao primeiro subprojeto, será estruturado um banco de dados a partir de coleta de sangue e/ou saliva de 2,2 mil pacientes e 3 mil familiares, desta vez visando identificar a correlação entre as cargas genéticas e as cardiopatias mais prevalentes na população brasileira. Será realizado o sequenciamento genético dos participantes, que serão beneficiados com aconselhamento genético. Os dados serão coletados em 10 centros de saúde nacionais.

3 - Cardiologia populacional

Estudo envolvendo 2 mil policiais militares (PMs) do Estado de São Paulo para avaliação do score de risco genético para a hipertensão arterial. Com auxílio de sensores vestíveis, policiais terão a pressão arterial e a frequência cardíaca monitoradas continuamente ao longo de sete dias a fim de alimentar um banco de dados que irá correlacionar informações sobre saúde cardíaca e características genéticas. Na devolutiva do estudo, os policiais recebem orientações para prevenir riscos cardiovasculares.

4 - Qualificação de profissionais

Focado na qualificação de profissionais do SUS em saúde de precisão, esse subprojeto mantém relação com todos os demais. Ele promoverá a formação técnica e científica de 74 profissionais que atuam na atenção especializada e 300 profissionais da atenção primária, habilitando-os para a identificação e encaminhamento correto dos pacientes com cânceres e doenças cardiovasculares correlacionados com predisposição hereditária. A qualificação ocorre por meio de três cursos criados em parceria com o Ministério da Saúde:

  • Médicos e enfermeiros dos oito centros de oncologia e 10 centros de cardiologia envolvidos no projeto serão qualificados para realizarem as coletas de dados e de amostras para o projeto. São 30 horas de ensino a distância (EAD).
  • Os mesmos médicos e enfermeiros serão preparados para fazer o aconselhamento genético a partir de 50 horas de curso por EAD.
  • Curso especialmente destinado a profissionais que atuam na atenção primária. São 24 horas de EAD.

Todo o ferramental educacional será repassado para o Ministério da Saúde, ficando à disposição para novos ciclos de formação. Profissionais de saúde contratados pela BP entram em campo para a coleta e o acondicionamento do material genético a ser analisado. As análises são realizadas em São Paulo em laboratório especializado contratado pela BP.

Benefícios esperados

  • Construção de bancos de dados genéticos brasileiro para a Oncologia e Cardiologia.
  • Incorporação da medicina de precisão nas linhas de cuidado do SUS.
  • Desenvolvimento de melhores estruturas para a prática da medicina personalizada no SUS.
  • Fomento da pesquisa e desenvolvimento tecnológico para novas formas de tratamento de cânceres e doenças cardiovasculares.

Vigência do projeto

Aprovado em 24 de dezembro de 2021 pelo Ministério da Saúde, o projeto se estenderá até dezembro de 2023.

Equipe da BP

  • 1 coordenador de projeto
  • 1 médico coordenador do projeto
  • 2 assistentes administrativos
  • 1 auxiliar administrativo
  • 2 analistas de projeto
  • 2 econometristas
  • 4 coordenadores de subprojetos
  • 77 executores de subprojeto, entre médicos especialistas, enfermeiros, bioinformatas, analistas de dados, analista de laboratório, conteudistas, assistentes de pesquisa, webdesigner, designer instrucional e especialistas em ensino a distância.