Projeto QualiGuia - Qualificação para Uso do Guia Alimentar

O Projeto QualiGuia envolve a capacitação de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e dentistas, entre outros) que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma adequada orientação nutricional às pessoas atendidas. O objetivo é estimulá-los e habilitá-los para incorporar à sua rotina de trabalho os Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). O projeto pretende capacitar aproximadamente 1.000 profissionais em 64 municípios de até 30 mil habitantes de todo Brasil.

Lançado pelo Ministério da Saúde em 2014, o GAPB é considerado um documento estratégico, sendo utilizado como base técnica e científica para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis tanto no âmbito individual como coletivo. Segundo estudiosos, a incorporação das diretrizes do GAPB pelos profissionais do SUS nas práticas de cuidado é fundamental para a promoção da alimentação adequada e saudável no Brasil, contribuindo para prevenir doenças e melhorar o controle de enfermidades crônicas. No entanto, muitos desses profissionais, particularmente os que não têm formação na área de alimentação e nutrição, ainda desconhecem esse importante instrumento.

Elaborados pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), junto com o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde (Opas), os Protocolos de Uso do Guia Alimentar servem justamente para apoiar os profissionais de saúde na adoção das diretrizes e recomendações do GAPB.

Além do curso de qualificação profissional, o projeto oferece aos gestores das secretarias de saúde dos municípios participantes suporte para traçar um diagnóstico sobre o grau de conhecimento e utilização do Guia Alimentar nas suas cidades e a planejar estratégias para implantação e acompanhamento do curso.

O projeto Qualiguia poderá servir de base para que experiências similares sejam replicadas em outras unidades da APS do SUS. Além disso, gerará documentos e dados que poderão ser explorados academicamente e na gestão e aplicação de políticas públicas.

Criado e executado a partir de uma parceria entre BP, Ministério da Saúde e Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), o QualiGuia está alinhado à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Principais atividades

As atividades do projeto estão organizadas em quatro eixos:

    Eixo 1 – Qualificação Profissional


  • Desenvolvimento do curso na modalidade à distância, tarefa que inclui a definição do plano de ensino, dos objetivos de aprendizagem, das habilidades e competências a serem trabalhadas, seleção dos conteúdos do Guia Alimentar para a População Brasileira e elaboração de atividades pedagógicas.
  • Eixo 2 – Apoio à Gestão


  • Reuniões de articulação com representantes das Secretarias Estaduais de Saúde e dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
  • Reuniões com gestores municipais (secretários e secretárias de Saúde, coordenadores de Atenção Primária à Saúde, coordenadores de Educação Permanente em Saúde, coordenadores de Alimentação e Nutrição).
  • Viagens aos municípios a fim de traçar o diagnóstico e definir planos para que a formação dos profissionais de saúde seja incluída no planejamento municipal. Durante as visitas, também haverá apresentação do curso para os profissionais da linha de frente da APS do SUS.
  • Acompanhamento e apoio técnico à implantação do curso.
  • Produção de um Guia de Apoio ao Gestor com orientações para implantação do curso. Esse documento também poderá ser adotado na replicação do curso em outras localidades.
  • Eixo 3 – Avaliação


  • Antes e depois do curso será aplicado um questionário eletrônico criado para verificar o quanto os profissionais de saúde que farão o curso se sentem preparados para o uso das diretrizes e recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. A comparação das respostas servirá para dimensionar o impacto da formação.
  • Eixo 4 – Disseminação e produção científica


  • Produção de materiais de divulgação, além de geração de documentos acadêmicos, como tese, artigos científicos e papers a serem apresentados em eventos científicos.

Benefícios esperados

  • Capacitação de mil profissionais de saúde para o uso dos Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira, o que contribuirá para a melhoria da orientação alimentar prestada à população atendida.
  • Aprimoramento do planejamento e implantação de capacitações voltadas à alimentação e nutrição.
  • Criação de conteúdos técnicos e científicos que ficam à disposição para a gestão pública e pesquisas acadêmicas. Todos os documentos e dados gerados pelo projeto serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
  • Ao término do projeto, o curso ficará à disposição do Ministério da Saúde para ser replicado em outras localidades.

Vigência do projeto

O projeto QualiGuia foi aprovado pelo Ministério da Saúde 14 de junho de 2022, quando também foi dado início às suas atividades. O curso começou a ser ministrado em janeiro de 2023, e a finalização do projeto ocorre em dezembro desse mesmo ano.

Equipe da BP

  • 1 coordenador de projeto
  • 8 especialistas em nutrição dedicados ao apoio dos gestores dos municípios e ao acompanhamento dos cursos
  • 1 analista de dados
  • 1 analista administrativo
  • 1 liderança técnica
  • 1 apoiadora técnica