Projeto da BP oferece capacitação gratuita para auxiliares e técnicos de enfermagem

Em parceria com o Ministério da Saúde, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo abre as portas da instituição para receber e qualificar profissionais de todo o país na área de Suporte Básico de Vida

São Paulo, agosto de 2022 – Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), a BP – a Beneficência Portuguesa de São Paulo, em parceria com o Ministério da Saúde, oferece um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) para mais de 1.700 auxiliares e técnicos de enfermagem de todo o País. A qualificação é dividida em duas etapas, sendo que a primeira é teórica e acontece na modalidade de Educação à Distância (EAD), com média de 10 horas de duração. Posteriormente, os participantes realizam oito horas de treinamento prático na própria instituição.

“A enfermagem no Brasil é composta por um quadro de 75% de técnicos e auxiliares atuantes em todos os municípios e em setores fortemente ativos no SUS. Promover a capacitação e treinamento em SBV é um compromisso que temos com a saúde pública e impacto social, uma vez que formamos equipes ainda mais conscientes de seu papel e qualificadas a exercer o cuidado à população.”, afirma Renato José Vieira, diretor executivo de Desenvolvimento Médico, Técnico e Educação e Pesquisa da BP.

Os treinamentos são oferecidos a profissionais dos serviços de emergência pré e intra-hospitalares, pronto socorros, unidades de terapia intensiva e unidades de internação, e estarão aptos a reconhecer, identificar e tratar precocemente pacientes em emergências por meio de vídeo aulas, e-books autoinstrucionais e simulações realísticas. Todos os meses, mais de 90 auxiliares e técnicos de enfermagem serão selecionados pelo Ministério da Saúde para participar das aulas que, em seguida, serão divididos em turmas de até 32 alunos. Cada profissional será capacitado presencialmente no método da simulação realística, por meio de cenários pré-definidos e validados com a equipe técnica do Departamento de Atenção Hospitalar Domiciliar e de Urgência (DAHU). Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão oferecido pela BP e pela American Hearth Association.

O curso também oferece desenvolvimento comportamental do profissional. “O desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais é o foco desse projeto. Nos cenários de urgência e emergência, as habilidades comportamentais são essenciais para toda a pressão e agilidade na atuação desses profissionais. Proporcionar a experimentação e, com isso, a reflexão sobre a atuação, proporciona um grande aprendizado”, conta o diretor da BP.

Após a conclusão da qualificação, 160 profissionais serão selecionados para o programa de multiplicadores do projeto, qualificados por mais 20 horas em um workshop oferecido nas instalações da BP, em São Paulo, e, posteriormente, serão responsáveis por replicar as práticas aprendidas em Estabelecimentos de Saúde do SUS.

Qualificação em Suporte Básico de Vida (SBV):

Público-alvo: Auxiliares e técnicos de enfermagem.

Modalidade: Híbrida.

Carga horária: 18h.

Para inscrições e mais informações, acesse Curso BLS - Basic Life Support – BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Sobre o PROADI-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do PROADI-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes. Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse: https://hospitais.proadi-sus.org.br.

BCW – Burson Cohn & Wolfe – Assessoria dos Hospitais PROADI-SUS

Paula Lazarini - (11) 9 1023 2310 / paula.lazarini@bcw-global.com

Gabriela Castilho - (16) 9 9349 5102 / gabriela.castilho@bcw-global.com

Gabriel Gusmão - (11) 9 8887 0455 / gabriel.gusmao@bcw-global.com