Notícias

BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo completa primeiro ano de atuação no PROADI-SUS

Um dos principais hubs de saúde do País, a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo completou seu primeiro ano no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde.

Publicado em 5 de maio de 2022

Em apenas 12 meses, foram mais de 20 projetos elaborados, 1048 profissionais capacitados e 680 profissionais envolvidos em projetos de gestão, além da previsão de investimento de cerca de R$ 320 milhões até o final de 2023.

“Passamos a integrar o PROADI-SUS em 2021, compartilhando nosso know-how e expertise em gestão em iniciativas como Saúde em Nossas Mãos, TeleUTI, Regionalização, Lean nas Emergências, entre outras. Nosso objetivo é colaborar cada vez mais com a transformação da saúde no Brasil, utilizando a nossa experiência e pontos fortes para aprimorar e garantir o acesso à saúde de qualidade para todos os brasileiros, seguindo os princípios do SUS”, afirma Maria Alice Rocha, diretora executiva de Pessoas, Experiência do Cliente, Marketing, Sustentabilidade e Impacto Social da BP.

Entre as iniciativas conduzidas exclusivamente pela instituição, destacam-se o Mapa Genoma Brasil, um programa robusto que irá contribuir para a implementação de estratégias de gestão populacional em câncer de mama; câncer colorretal; câncer de próstata e doenças cardiovasculares, além da qualificação de profissionais de saúde em Medicina Genômica e de Precisão.

Por meio do projeto Capacitação BLS, serão qualificados 1.760 técnicos de enfermagem de todo o Brasil em Suporte Básico de Vida para que sejam capazes de reconhecer situações potencialmente fatais, bem como realizar as ações de resgate. Já com o projeto Planificação, as equipes das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde receberão apoio na melhoria do acesso e do cuidado das condições crônicas.

 O PROADI-SUS foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Além da BP, compõem o programa outras cinco instituições sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.