Notícias

BP adota Inteligência Artificial com 97% de precisão para diagnóstico de câncer de mama

Tecnologia ficará em testes por três meses na instituição e promete ser os “olhos” do médico na detecção precoce de cânceres malignos

Publicado em 6 de março de 2023
Atualizado em 6 de março de 2023

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, hub de saúde de excelência, eleita entre as principais do setor em Oncologia do país pela Newsweek, dá início a um projeto de inteligência artificial para ampliar o olhar do médico na detecção precoce e acompanhamento de pacientes com câncer de mama. A nova tecnologia, desenvolvida pela empresa coreana Lunit®️, tem uma taxa de precisão de diagnóstico de 97%, que irá conferir mais agilidade e assertividade ao tratamento.


A fase inicial do projeto será dividida em duas fases. Na fase 1, que vai durar 30 dias, serão avaliadas 80 mamografias com diagnóstico de câncer de mama. Já na fase 2, que ficará ativa por 60 dias, não haverá limite de exames e serão analisados pela nova tecnologia todos os procedimentos realizados no período.

Na prática, a inteligência artificial faz uma análise dos exames de mamografia para detectar focos suspeitos de câncer de mama, como microcalcificações e nódulos mamários. Quando o local do suposto tumor é identificado, o programa faz uma espécie de marcação no ponto exato para facilitar a análise do médico.

Para alcançar a alta taxa de precisão, o algoritmo usado na tecnologia passou por treinamento em alta escala, com cerca de 200 mil imagens de resultados clínicos de biópsias com alta qualidade. “A IA faz uma comparação minuciosa entre a projeção original com o banco de dados. Com isso ela pode ser um ‘radar digital’, auxiliando o médico na detecção precoce de cânceres malignos”, afirma Lilian Quintal Hoffmann, diretora de Inovação e Tecnologia da BP.

O projeto vem para reforçar ainda mais a inovação e a alta tecnologia adotadas pela BP Medicina Diagnóstica, centro de diagnósticos da instituição, e em um momento de alta na procura por exames de rastreamento. Isso porque, de janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de 16% na procura por mamografias e ultrassom de mamas em relação a 2021. O volume é ainda 8,7% maior que o mesmo período da pré-pandemia, em 2019.

O Brasil registra atualmente mais de 66 mil novos casos de câncer de mama por ano. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, entretanto, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

No Núcleo de Excelência em Câncer de Mama e Ginecologia da BP, a linha de cuidado integrado abrange desde a prevenção até o tratamento. A instituição trabalha com uma equipe multidisciplinar que acompanha toda a jornada do paciente com atendimento ambulatorial integrado, o que garante mais segurança e agilidade no tratamento dos pacientes.