Notícias

SES participa da solenidade de entrega da premiação da Mostra “Maranhão, aqui tem SUS”

Publicado em 10 de maio de 2023

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta sexta-feira (5), da solenidade de premiação da III Mostra Estadual de Experiências Exitosas das Secretarias Municipais de Saúde do Maranhão “Maranhão, aqui tem SUS”, realizada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS/MA), no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

Dos 120 trabalhos inscritos, 88 experiências foram selecionadas para participar da Mostra. Os projetos foram apresentados para uma banca especializada, formada por representantes de universidades públicas e particulares do Maranhão.

“O intercâmbio e a troca de experiências são importantes na construção de um Sistema Único de Saúde de qualidade. O secretário Tiago Fernandes, assim como o governador Carlos Brandão possui a visão municipalista, de trabalho realizado em parceria com os municípios. Todos que estão aqui hoje já são vitoriosos”, destacou a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Neves.

Das 17 experiências selecionadas e certificadas, os três primeiros lugares também participarão da 18ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no mês de julho, em Goiânia-GO.

“Eu fico muito feliz com o evento, porque como já foi mencionado, nós tivemos um aumento considerável no número de trabalhos inscritos se comparado às mostras anteriores. As dificuldades que o SUS possui não tiram o seu brilho, sou apaixonado e defensor do Sistema”, falou o presidente do COSEMS/MA, Frederico Lobato.

Os três primeiros trabalhos consideram mais exitosos foram: Uso do TeleNordeste na qualificação da Assistência em Saúde a grupos vulneráveis, do município de São Francisco do Maranhão (1º lugar); CAPS Itinerante como forma de promoção da Saúde Mental na sede da cidade de Icatu (2º lugar) e o Controle Social na Elaboração de Políticas Públicas de Saúde: o Coleta Móvel de Zé Doca (3º lugar).

A enfermeira da Saúde da Família, Haylla Simone, do município de São Francisco do Maranhão, destacou a iniciativa da Mostra e sucesso do uso do TeleNordeste. “Para nós é uma honra essa premiação. A partir do apoio SES com a implantação da Planificação na Atenção Primária, nós passamos a utilizar o recurso do TeleNordeste e profissionais do BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, entra em tempo real nas consultas da Atenção Básica, oferecendo mais qualidade no atendimento da nossa população”, explicou a enfermeira.

TeleNordeste

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e seis hospitais de referência, ofertando assistência médica especializada na região Nordeste do Brasil por meio de Telemedicina.

Também participaram da solenidade de premiação a chefa do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do MS, Cláudia Fernanda Silva; a representante da Executiva do CONASEMS, Iolete Arruda; o representante da SEMUS de São Luís; o diretor geral do Laboratório Central de São Luís, Luís Fernando Ramos, e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Silvia Cristina Silva.

FONTE: Secretaria da Saúde do Estado de Maranhão

Legenda da foto destaque: Mostra Maranhão, aqui tem SUS (Foto: Israel Pontes)