Sobre a BP

Uma história de valorização da vida

A BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é uma instituição brasileira com uma trajetória de mais de 163 anos. Nasceu do desejo de imigrantes portugueses de prover uma saúde de qualidade e do esforço incansável de seus associados para manter vivos os ideais dos fundadores. Atualmente, a BP é uma instituição completa e atualizada, que oferece um alto padrão de cuidados de saúde, atuação reconhecida inclusive internacionalmente.

Ao longo de sua história, se orgulha de ter transformado a vida de inúmeras pessoas, formado gerações de profissionais de saúde e de ter protagonizado importantes marcos na evolução da Medicina.

Como um dos maiores hub de saúde privado da América Latina em número de leitos, conta com 733 leitos, incluindo mais de 200 leitos de UTI, e com a dedicação de 6 mil colaboradores e 5 mil médicos apaixonados pelo que fazem. Hoje a BP atende anualmente mais de 200 mil pessoas. É referência no atendimento médico-hospitalar em diversas especialidades, com destaque para a Cardiologia, Oncologia e Neurologia, com uma infraestrutura que agrega serviços complementares de medicina diagnóstica e terapêutica, consultas, exames, educação e pesquisa. Unimos nossas competências técnicas a médicos, parceiros, clientes, fornecedores, universidades e órgãos públicos para, em conjunto, alcançarmos nosso maior propósito: a valorização da vida.

Nossa Marca

Um hospital referência em casos de alta complexidade, que conta com profissionais experientes, pronto-socorro atualizado e infraestrutura aconchegante para pacientes de convênios e particulares.

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O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é Hospital BP: médicos de referência em diversas especialidades e infraestrutura moderna para atendimento especializado e de alta complexidade.

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O Hospital São José agora é Hospital BP Mirante: uma opção para quem procura exclusividade, em um ambiente acolhedor, com atendimento humano e revigorante.

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A Med Imagem agora é BP Medicina Diagnóstica: profissionais de diversas especialidades atuando em conjunto para oferecer soluções diagnósticas e terapêuticas, de forma segura e inteligente.

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BP Vital: Uma rede de clínicas com especialidades médicas variadas e que atua de forma integrada com os demais serviços da BP.

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BP Educação e Pesquisa: O nosso Centro de Educação e Pesquisa desenvolve atividades que contemplam pesquisa clínica e epidemiológica, assessorando as diversas especialidades da instituição.

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O Hospital Santo Antônio agora é BP Hospital Filantrópico: cuidado humanizado e eficaz, com a qualidade BP, para pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

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Nosso Propósito e Nossos Valores

Nosso propósito

Para nós, valorizar a vida é parte do cotidiano. Está em nossas instalações, nossas tecnologias, nossos profissionais e, principalmente, no coração de nossas atividades.

Melhorar a saúde das pessoas e fazer com que elas possam ter qualidade de vida, mesmo em momentos delicados, é o que nos motiva a continuar exercendo nossas tarefas.

Em tudo que projetamos e executamos, temos sempre em mente a valorização do ser humano, unindo tecnologia e sensibilidade para proporcionar tratamentos eficazes e humanizados.


Nossos valores

Saúde está em primeiro lugar: com uma visão holística do tratamento, buscamos o bem-estar e a recuperação de nossos pacientes acima de tudo.

Credibilidade se cultiva: construímos reputação com base na excelência dos serviços, em atitudes transparentes, éticas e íntegras. Nutrimos relações verdadeiras, sustentáveis, para durar.

Faz bem fazer o bem: acreditamos que para criarmos um mundo melhor e uma sociedade mais justa não basta cada um fazer a sua parte. É preciso ir além. A filantropia está em nosso DNA.

Estamos sempre em movimento: lidar com vidas humanas exige constante atualização e renovação – do conhecimento, de infraestrutura e de formas de pensar. Em um mundo sempre em evolução não podemos parar nunca.

A colaboração nos leva mais longe: juntos alcançamos resultados mais robustos, eficientes e inovadores. Valorizamos alianças e parcerias que nos tornam mais abrangentes e completos.

Vidas em Conexão​: Nutrimos relações que despertam o senso de significado e conexão com a vida. Acreditamos que agir dessa forma transforma, traz leveza e inspira.

Crescimento sustentável nos leva ao futuro​​: Geramos valor econômico para garantir crescimento, aprimoramento e expansão. Acreditamos que patamares diferenciados de desempenho permitem a ampliação da capacidade de valorizar a vida.​

Linha do tempo

  • 1859

    Em 2 de outubro de 1859 nascia a Sociedade Portuguesa de Beneficência, em São Paulo, graças à determinação de 168 pioneiros, trazendo o DNA da filantropia e contando apenas com as mensalidades pagas pelo sócios.

  • Foto em preto e branco de um prédio

    Sociedade Portuguesa de Beneficência.

  • 1873

    Com a generosa colaboração de imigrantes portugueses que doaram dinheiro e material de construção e sob o comando do então presidente Joaquim Lopes Lebre, Conde de São Joaquim, a Beneficência Portuguesa de São Paulo lançava, em 28 de maio, a pedra fundamental do seu primeiro hospital.

  • 1876

    Inauguração do Hospital São Joaquim, realizada na Rua Alegre, atual Brigadeiro Tobias, nº 343, no dia 20 de agosto, dia de São Joaquim, santo padroeiro e protetor da Instituição.

  • 1951

    José Ermírio de Moraes, senador e ministro, é o primeiro brasileiro a presidir a Beneficência Portuguesa de São Paulo. Entre outras atividades durante sua gestão, o novo edifício do Hospital São Joaquim é construído.

  • Foto de José Ermírio de Moraes

    José Ermírio de Moraes.

  • 1957

    Inauguração do novo Hospital São Joaquim, em 10 de junho.

  • 1958

    Equipado com a mais moderna tecnologia, que permitia, por exemplo, a realização de uma cirurgia de coração de tórax aberto de grande complexidade, feita em 1958, a Beneficência Portuguesa de São Paulo passava a ser referência.

  • 1959

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo faz então 100 anos e cria a Escola de Enfermagem São Joaquim, oferecendo curso de Auxiliar de Enfermagem.

  • 1971

    Crescer com qualidade. Essas eram as palavras de ordem da Beneficência Portuguesa de São Paulo nos anos 70. E foi esse desafio vencido pelo novo presidente que assumiu em 1971, o Dr Antônio Ermírio de Moraes.

  • Foto do Dr Antônio Ermírio de Moraes

    Dr Antônio Ermírio de Moraes.

  • 1972

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo torna-se o segundo centro mundial de cirurgia de ponte de safena.

  • 1973

    O Hospital realiza o primeiro transplante de rim.

  • 1975

    O primeiro tomógrafo computadorizado instalado no Brasil estava no São Joaquim. Com esse equipamento, os médicos podiam obter imagens precisas dos órgãos internos, sem necessidade de qualquer incisão no paciente.

  • 1985

    Primeiro transplante no Hospital em paciente com doença de Chagas, Manoel Amorim pelo Prof. Euryclides de Jesus Zerbini.

  • Prof. Euryclides de
    Jesus Zerbini.

  • 1992

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo torna-se o primeiro Hospital privado no Brasil a ter um Centro de Controle da Dor.

  • 1993

    Realizado o primeiro transplante de fígado no Hospital.

  • Foto de profissionais realizando Transplante de fígado

    Transplante de fígado.

  • 1996

    Inaugurado o Centro de Cirurgia para Neurologia ligado em tempo real com os EUA.

  • 1998

    A então escola de enfermagem instituiu cursos regulares de pós-graduação (lato sensu) nas áreas de Gastrocirurgia, Gastroclínica, Neurocirurgia, Cardiologia Clínica e Cirurgia Cardiovascular.

  • 2007

    Inauguração da Unidade Hospital São José em 27 de novembro.

  • 2009

    Em 2 de outubro desse ano, a Beneficência Portuguesa de São Paulo completou 150 anos.

  • 2013

    Em 11 de junho: Inauguração do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes.

  • Foto do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes

    Centro Oncológico
    Antônio Ermírio
    de Moraes.

Números BP

26,4

mil
cirurgias ano

733

leitos, sendo
mais de 200
de UTI

52

especialidades
atendidas

11

mil
consultas mensais no
pronto-socorro

27,1

mil
internações ano

17,6

mil
consultas médicas
mensais

23,5

mil
sessões de
quimioterapia
por ano

5,5

milhões
de exames
realizados
por ano

6,4

mil
colaboradores

5,6

mil
médicos

2,8

mil
associados

36

salas cirúrgicas,
sendo três delas
equipadas com robôs cirúrgicos

Relatório de Sustentabilidade

Sobre o relatório

Aqui na BP, levamos a sério o compromisso de zelar por uma estratégia que olhe para todo nosso ecossistema e gere resultados mais sustentáveis. Olhar que ultrapassa os limites da assistência à saúde e percorre novas soluções que, por meio de tecnologia e inovação, permitem a construção de uma saúde de excelência ao alcance de todas as pessoas em nosso país.

É por isso que, desde 2015, compartilhamos um relatório anual que conta como atuamos na sociedade, e no qual apresentamos informações como: nossos principais elementos de modelos de gestão, compliance, nosso compromisso social, nossa atuação para garantir uma experiência acolhedora em nossos atendimentos e tratamentos, além do desempenho de nossa instituição. Tudo isso para demonstrar nossos esforços na concretização de nossa visão de futuro.

Desde 2017, aprimoramos esse relatório, ao adequá-lo ao padrão GRI, Global Reporting Iniciative. Isso nos direcionou a uma gestão mais apurada de indicadores ambientais, sociais, econômicos e de governança.

O Relatório Anual 2022 reafirma nosso comprometimento com a transparência e prestação de contas à sociedade.

Conheça nossos relatórios

2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022

Acreditações

BP: um hub de saúde acreditado pelas mais importantes certificações nacionais e internacionais.

Consideramos que as acreditações e certificações são instrumentos para manutenção da nossa excelência, pois ajudam a fortalecer uma cultura de melhoria contínua e uma prestação de serviço de qualidade, em um ambiente seguro e saudável.

O BP Mirante é acreditado pela Joint Commission International (JCI), a principal certificadora internacional de qualidade em saúde, enquanto que o Hospital BP possui a acreditação nível 3 (Acreditado de Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA), modelo brasileiro que atesta a qualidade de hospitais e serviços de saúde em relação a leis, regulamentos e padrões.

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