Nosso amigo do peito é tão importante que merece um mês de atenção só para ele, para que possamos refletir sobre como podemos fazer bem a ele e a nós mesmos.

Ao pensar em cuidar do coração, é comum lembrarmos de praticar exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, não fumar, controlar a pressão sanguínea, etc. Mas você sabia que dar mais atenção aos próprios sentimentos também é essencial para manter a saúde cardíaca em dia?
A raiva, por exemplo, pode trazer muitos problemas ao seu coração. Isso ocorre devido ao aumento da produção de adrenalina, cortisol e outros hormônios relacionados ao estresse, que aumentam a pressão arterial e aceleram a frequência cardíaca.

Em contrapartida, emoções boas liberam substâncias como a serotonina, a dopamina e a endorfina, que contribuem para regular a pressão arterial e proteger as paredes dos vasos sanguíneos.
Porém, vivemos em uma sociedade em que expressar sentimentos é sinônimo de fragilidade e vulnerabilidade, duas características que foram tão condenadas pela crença de que somente os fortes sobrevivem. Somos educados a pensar, a nos comportar, a agir sob determinados padrões, a cuidar de nossos corpos e até mesmo da nossa espiritualidade, mas ignoramos totalmente a essência do que somos: o nosso sentir.
Nesse contexto, somos estimulados a direcionar o nosso comportamento para aspectos racionais, como o pensar, o fazer, o realizar e o conquistar. Por esse motivo, nos desconectamos do que sentimos e buscamos posturas e comportamentos artificiais, nos distanciando do que realmente somos e nos tornamos reféns da opinião alheia e dos padrões impostos pela sociedade, perdendo o aspecto crítico que analisa o que serve ou não a nós mesmos.

Ao nos submetermos a tais padrões, tão distante de nossa realidade interna, precisamos nos esforçar intensamente para atingir altos patamares e, com isso, elevamos a pressão emocional sobre nós mesmos, vivendo em estado de estresse contínuo.

Tão importante quanto manter a saúde física é manter a saúde emocional equilibrada. Para tanto, existem algumas atividades que podemos realizar no dia a dia para favorecer a nossa reconexão com nossos sentimentos e emoções. E para intensificar cada momento, escolha uma playlist para te ajudar a fazer essa conexão, afinal, a música vem da alma e é uma ótima forma de materializar sentimentos:

Atividades físicas

A prática de esportes e outras atividades físicas, estimula a produção de endorfina, aliviando tensões e diminuindo o estresse, o mau humor e a ansiedade.

Atividades prazerosas e relaxantes

Ter momentos de prazer com familiares e amigos, dormir bem, ir ao cinema, passear em um parque, por exemplo, são atividades que nos levam a uma boa qualidade de vida, e nos auxiliam estimulando nossa motivação em realizar as atividades rotineiras e exigentes do dia a dia.

Pausas no meio da rotina

Criar microintervalos ajuda a quebrar a monotonia durante a realização de uma tarefa que provoque desgaste físico ou mental. Vale parar assistir um pequeno vídeo, tomar um café ou se alongar. Essas pausas ajudam na concentração e na postura.

Contemplar o mundo a sua volta

Contemplar é prestar a atenção, observar detalhes, admirar, sem pressa ou velocidade. Durante a contemplação, a mente se esvazia, já que toda a atenção está sendo voltada aos detalhes do objeto ou da paisagem contemplada.

Meditar

A meditação direciona a atenção para o nosso corpo ou para o ambiente que nos rodeia, auxiliando na concentração e foco no presente, ampliando a criatividade. Além disso, diminui o cortisol (hormônio do estresse), fortalecendo o sistema imunológico.

Lembre-se de, sempre que possível, volte a atenção aos seus sentimentos. Não julgue ou reprima, apenas permita-se sentir o que vier à tona, deixando ir embora o que tiver que ir. Ouvir seus sentimentos e conversar com as suas emoções pode ser um bom ponto de partida para estabelecer os seus limites, criar um novo olhar sobre si mesmo e assim viver melhor.

/ bporgbr