Conheça o programa

O programa de Teleinterconsulta é um serviço onde a BP disponibiliza, gratuitamente, para hospitais e clínicas parceiras todo o suporte para atendimento de alta complexidade a pacientes com cardiopatias congênitas ou gestantes cujos fetos são portadores dessa condição cardiológica.

Assim, médicos de todo o país têm acesso a uma plataforma de telessaúde para discutir casos e tirar dúvidas sobre parâmetros e condutas médicas em tempo real. Isso é feito a partir de agendamento com especialistas em cardiopatias congênitas da BP, com referência e reconhecimentos internacionais.

Somos referência nacional no tratamento de cardiopatias congênitas e contamos com o maior serviço especializado do Brasil. Os nossos especialistas estão na posição de difusores de técnicas e conhecimentos que, por meio da rede médica criada pelo serviço de teleinterconsulta, chegam a um número maior de pessoas atendidas, grande parte delas com casos de alta complexidade.

Programa também engloba acolhimento de pacientes

Além de todo o suporte, quando necessário, estamos prontos para atender nossos médicos e parceiros por meio da teleinterconsulta, para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos, e também nos auxilia a promover o acompanhamento direto de casos com toda a tecnologia e expertise que proporcionamos em nossas unidades.

A teleinterconsulta nos permite atender hospitais e clínicas privadas de todo o Brasil, a partir de contratos de cooperação técnica. É fundamental que os hospitais interessados na adesão do programa tenham estrutura de maternidade e setores de pediatria e neonatologia e que as clínicas disponham de serviço de medicina fetal.

Quer conhecer mais sobre o atendimento na BP?

Confira o guia e saiba mais sobre a rotina e protocolos de atendimento em nossa UTI Pediátrica.

Baixar

Passo a passo para aderir ao programa

Imagem em cinza do número 1

O primeiro passo é a formalização do contrato de cooperação entre nós da BP e a entidade interessada, como hospital ou clínica. Em seguida, o parceiro encaminha a lista dos médicos que terão acesso ao serviço.

Imagem em cinza do número 2

Após o cadastro, os médicos das instituições parceiras recebem login e senha para ter acesso à plataforma de teleinterconsulta.

Imagem em cinza do número 3

Liberado acesso à nossa plataforma, o agendamento de Teleinterconsulta já poderá ser realizado.

Imagem em cinza do número 4

Ao solicitar o agendamento, o médico da instituição parceira do Programa já inclui na plataforma o nome de seu paciente e as informações médicas do caso, anexando também laudos e imagens disponíveis. Os nossos médicos acessarão esses conteúdos para se prepararem para as teleinterconsultas.

Imagem em cinza do número 5

Podem solicitar a consulta os médicos especializados em medicina fetal, pediatria, neonatologia, cardiologia, cardiologia pediátrica ou terapia intensiva pediátrica. Além do responsável técnico da unidade crítica pediátrica ou neonatal (independentemente da especialidade).

Imagem em cinza do número 6

Na data agendada, basta acessar a plataforma para que a teleinterconsulta aconteça. Se os médicos julgarem necessário, os pacientes podem participar.

Imagem em cinza do número 7

Toda teleinterconsulta demanda anuência dos pacientes ou responsáveis, informando que aceitam o compartilhamento de dados entre médicos e instituições.

Imagem em cinza do número 8

Todas as informações das teleinterconsulta são documentadas no prontuário da própria plataforma, ficando disponíveis para futuras verificações.

Imagem em cinza do número 9

Caso seja necessária a transferência do paciente para a BP, equipes internas da nossa instituição se encarregarão de agilizar o processo.

Diferenciais da BP

  • Equipe multidisciplinar especializada em alta complexidade;
  • Estrutura própria para UTI cardiológica neonatal e pediátrica;
  • Moderno parque diagnóstico;
  • Serviço de excelência em hemodinâmica;
  • Avançado setor de imagem;
  • Estrutura técnica e humana para o suporte cardíaco com tecnologia ECMO (oxigenação por
    membrana extracorpórea), com indicadores de sobrevida de padrão mundial;
  • Protocolos institucionais baseados nas melhores experiências internacionais.

Cobertura

O Programa de Teleinterconsulta é ofertado gratuitamente para as instituições parceiras. Quando houver necessidade de encaminhamentos para a BP, a transferência estará condicionada às coberturas e autorizações dos planos de saúde de cada paciente.

Quero aderir ao programa

Quer participar do Programa de Teleinterconsulta? Para saber mais sobre o serviço ou iniciar os trâmites para fazer parte da rede, hospitais e clínicas pode enviar um e-mail para coracao.parceiro@bp.org.br ou ligar para o número (11) 3505 -1369. Após o primeiro contato, será agendada uma reunião para apresentação do programa e início da parceria.