Cardiologia Intervencionista

O que é?

A cardiologia intervencionista é uma subespecialidade médica que trata doenças cardiovasculares por meio de técnicas de cateterismo. É uma abordagem menos invasiva do que as cirurgias cardíacas convencionais, que exigem a abertura do tórax do paciente.  Nos procedimentos por cateterismo, o médico faz uma punção na artéria ou veia para a inserção do cateter por meio do qual realiza a desobstrução ou correção da área afetada e, dependendo do caso, pode implantar dispositivos como stents ou oclusores. 

Por serem menos invasivos e geralmente feitos apenas com sedação, dispensando anestesia geral, os tratamentos intervencionistas permitem reduzir o tempo de internação do paciente e retomar mais rapidamente suas atividades habituais. Os procedimentos por cateterismo apresentam resultados semelhantes aos das cirurgias convencionais.

Principais doenças

A cardiologia intervencionista trata um grande número de doenças cardiovasculares. As principais são a doença arterial coronária (obstrução da artéria por uma placa de gordura, que pode levar ao infarto), as valvopatias aórtica, mitral ou pulmonar (estreitamento ou defeito em uma dessas válvulas do coração que impede que elas executem suas funções corretamente, afetando o fluxo sanguíneo) e as cardiopatias congênitas (que englobam um grande grupo de doenças associadas a alterações genéticas que interferem na formação do coração do bebê).


Diferenciais da BP

Nossos diferenciados recursos humanos e tecnológicos e uma vasta experiência na área fazem da BP uma referência latino-americana em cardiologia intervencionista. Por mês, fazemos uma média de 600 cateterismos e 200 angioplastias coronarianas com stents. O pioneirismo é outra característica da nossa cardiologia intervencionista. Fomos um dos primeiros a realizar no Brasil o implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI) e a correção da insuficiência mitral por meio do implante de um dispositivo chamado Mitraclip. 

Altamente qualificados, nossos médicos são certificados pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. 

Também contamos com avançadas tecnologias, como o sistema de imagem digital Flat Panel, que permite aos médicos visualizar com nitidez o grau e a extensão de lesões a serem tratadas, o que é importante tanto para o diagnóstico como para o tratamento e implantação de stents; o FFR (Fractional Flow Reserve, em português Reserva de Fluxo Fracionada), que mede o fluxo de sangue em vasos comprometidos; e o ultrassom intracoronário, que fornece informações sobre as placas ateroscleróticas que bloqueiam a passagem do sangue, como grau de calcificação, fibrose e gravidade. Todos esses recursos contribuem para a qualidade e segurança dos procedimentos realizados.

Quando procurar

Na grande maioria dos casos, o paciente chega à cardiologia intervencionista por indicação de seu cardiologista clínico, que identificou problemas que podem ser tratados por essa subespecialidade.  Em geral, são casos de obstrução coronária, valvopatias e arritmias.


Médicos

Professor Dr. José Armando Mangione (Diretor)

Dr. Adnan Ali Salman

Dr. Fernanda Marinho Mangione

Dr. Gustavo Alexandre Dutra

Dra. Maria Fernanda Zuliani Mauro

Dr. Rodrigo Nieckel da Costa (especialista em cardiopatias congênitas)

Dr. Salvador André Bavaresco Cristóvão