Sobre a BP

Fundada em 1859, a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo é atualmente, o maior polo privado de saúde da América Latina em número de leitos. Com mais de 1.000 leitos, 7.000 colaboradores e 3.000 médicos, a instituição atende mais de 1,8 milhão de pessoas por ano, sendo referência no atendimento médico-hospitalar em diversas especialidades, como Cardiologia, Oncologia e Neurologia, entre outras.

Nossa Marca

Um hospital referência em casos de alta complexidade, que conta com profissionais experientes, pronto-socorro atualizado e infraestrutura aconchegante para pacientes de convênios e particulares.

Conheça a unidade

O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é Hospital BP: médicos de referência em diversas especialidades e infraestrutura moderna para atendimento especializado e de alta complexidade.

Conheça a unidade

O Hospital São José agora é Hospital BP Mirante: uma opção para quem procura exclusividade, em um ambiente acolhedor, com atendimento humano e revigorante.

Conheça a unidade

A Med Imagem agora é BP Medicina Diagnóstica: profissionais de diversas especialidades atuando em conjunto para oferecer soluções diagnósticas e terapêuticas, de forma segura e inteligente.

Conheça a unidade

BP Vital: Uma rede de clínicas com especialidades médicas variadas e que atua de forma integrada com os demais serviços da BP.

Conheça a unidade

BP Educação e Pesquisa: O nosso Centro de Educação e Pesquisa desenvolve atividades que contemplam pesquisa clínica e epidemiológica, assessorando as diversas especialidades da instituição.

Conheça a unidade

O Hospital Santo Antônio agora é BP Hospital Filantrópico: cuidado humanizado e eficaz, com a qualidade BP, para pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça a unidade

Nosso Propósito e Nossos Valores

Nosso propósito

Valorizar a vida. Vida é tudo para nós. Admirável e multifacetada, olhamos para ela como um conjunto interconectado de funções orgânicas, como um modo de existir no mundo. É tanto individual, portanto finita, quanto coletiva e contínua. Está sempre em movimento e transformação.

Vida evolui. Acreditamos que ela precisa ser permanentemente investigada, compreendida, acompanhada, respeitada, celebrada. De muitas diferentes formas, com conhecimento e sensibilidade, com tecnologia e combinando especialidades, trabalhamos todos os dias para valorizar a vida humana.

Nossos valores

Saúde está em primeiro lugar: com uma visão holística do tratamento, buscamos o bem-estar e a recuperação de nossos pacientes acima de tudo.

Credibilidade se cultiva: construímos reputação com base na excelência dos serviços, em atitudes transparentes, éticas e íntegras. Nutrimos relações verdadeiras, sustentáveis, para durar.

Faz bem fazer o bem: acreditamos que para criarmos um mundo melhor e uma sociedade mais justa não basta cada um fazer a sua parte. É preciso ir além. A filantropia está em nosso DNA.

Estamos sempre em movimento: lidar com vidas humanas exige constante atualização e renovação – do conhecimento, de infraestrutura e de formas de pensar. Em um mundo sempre em evolução não podemos parar nunca.

A colaboração nos leva mais longe: juntos alcançamos resultados mais robustos, eficientes e inovadores. Valorizamos alianças e parcerias que nos tornam mais abrangentes e completos.

Vida contagia: vida atrai mais vida. Multiplica, floresce e se renova. Lidar com vidas humanas nos inspira e anima.

linha do tempo

  • 1859

    Em 2 de outubro de 1859 nascia a Sociedade Portuguesa de Beneficência, em São Paulo, graças à determinação de 168 pioneiros, trazendo o DNA da filantropia e contando apenas com as mensalidades pagas pelo sócios.

  • Sociedade Portuguesa de Beneficência.

  • 1873

    Com a generosa colaboração de imigrantes portugueses que doaram dinheiro e material de construção e sob o comando do então presidente Joaquim Lopes Lebre, Conde de São Joaquim, a Beneficência Portuguesa de São Paulo lançava, em 28 de maio, a pedra fundamental do seu primeiro hospital.

  • 1876

    Inauguração do Hospital São Joaquim, realizada na Rua Alegre, atual Brigadeiro Tobias, nº 343, no dia 20 de agosto, dia de São Joaquim, santo padroeiro e protetor da Instituição.

  • 1951

    José Ermírio de Moraes, senador e ministro, é o primeiro brasileiro a presidir a Beneficência Portuguesa de São Paulo. Entre outras atividades durante sua gestão, o novo edifício do Hospital São Joaquim é construído.

  • José Ermírio de Moraes.

  • 1957

    Inauguração do novo Hospital São Joaquim, em 10 de junho.

  • 1958

    Equipado com a mais moderna tecnologia, que permitia, por exemplo, a realização de uma cirurgia de coração de tórax aberto de grande complexidade, feita em 1958, a Beneficência Portuguesa de São Paulo passava a ser referência.

  • 1959

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo faz então 100 anos e cria a Escola de Enfermagem São Joaquim, oferecendo curso de Auxiliar de Enfermagem.

  • 1971

    Crescer com qualidade. Essas eram as palavras de ordem da Beneficência Portuguesa de São Paulo nos anos 70. E foi esse desafio vencido pelo novo presidente que assumiu em 1971, o Dr Antônio Ermírio de Moraes.

  • Dr Antônio Ermírio de Moraes.

  • 1972

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo torna-se o segundo centro mundial de cirurgia de ponte de safena.

  • 1973

    O Hospital realiza o primeiro transplante de rim.

  • 1975

    O primeiro tomógrafo computadorizado instalado no Brasil estava no São Joaquim. Com esse equipamento, os médicos podiam obter imagens precisas dos órgãos internos, sem necessidade de qualquer incisão no paciente.

  • 1985

    Primeiro transplante no Hospital em paciente com doença de Chagas, Manoel Amorim pelo Prof. Euryclides de Jesus Zerbini.

  • Prof. Euryclides de
    Jesus Zerbini.

  • 1992

    A Beneficência Portuguesa de São Paulo torna-se o primeiro Hospital privado no Brasil a ter um Centro de Controle da Dor.

  • 1993

    Realizado o primeiro transplante de fígado no Hospital.

  • Transplante de fígado.

  • 1996

    Inaugurado o Centro de Cirurgia para Neurologia ligado em tempo real com os EUA.

  • 1998

    A então escola de enfermagem instituiu cursos regulares de pós-graduação (lato sensu) nas áreas de Gastrocirurgia, Gastroclínica, Neurocirurgia, Cardiologia Clínica e Cirurgia Cardiovascular.

  • 2007

    Inauguração da Unidade Hospital São José em 27 de novembro.

  • 2009

    Em 2 de outubro desse ano, a Beneficência Portuguesa de São Paulo completou 150 anos.

  • 2012

    Em 22 de março:
    Inauguração do Hospital Santo Antônio.

  • 2013

    Em 11 de junho: Inauguração do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes.

  • Centro Oncológico
    Antônio Ermírio
    de Moraes.

Números BP

256

leitos de UTI

5

mil
refeições
médias diárias

1.084

leitos

4

mil
transplantes de
coração, fígado,
medula e outros

24

mil
cirurgias de alta
complexidade
por ano

5

milhões
de exames
por ano

Relatório de Sustentabilidade

Sobre o relatório

Em 2017 a BP tomou a decisão de evoluir no padrão do relatório anual e a partir dessa edição passamos a adotar o conceito de relatório de sustentabilidade para nosso relato. Assim, a partir de agora a estrutura do conteúdo atende às diretrizes da opção Essencial da versão Standard da metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), principal referência internacional para relatos de sustentabilidade.

Um relatório nesse padrão é um passo importante para uma organização tão complexa e apaixonante como a BP. Porém, não deixa de ser uma exigência natural decorrente de nossa jornada rumo ao tema de Sustentabilidade.

Desde 2016, vimos trabalhando esse tema de forma estruturada, moldando nossa organização e envolvendo nossos colaboradores em uma transformação cujos efeitos já são claramente visíveis. Se somarmos a isso os efeitos estimulantes da mudança de nossa marca, cuja divulgação externa se deu em 2017, todos haverão de notar que a BP é hoje uma jovem instituição de 159 anos de vida, revigorada e vibrante, que se orgulha do passado, mas vive o presente de forma alegre e apaixonada.

Em linha com o tipo de relato elaborado atualmente pelas mais importantes organizações do mundo, esse material não apenas apresenta os resultados financeiros do ano, mas também identifica e mensura nosso desempenho social e ambiental. Destacamos fatos relevantes para nossos públicos de interesse, seguindo premissas da instituição: colocar as pessoas no centro da atenção, tratar temas críticos e relevantes com transparência e proporcionar a melhor experiência a todos.

Conheça nossos relatórios

2015 2016 2017

Acreditações

BP: um polo de saúde acreditado pelas mais importantes certificações nacionais e internacionais.

Consideramos que as acreditações e certificações são instrumentos para manutenção da nossa excelência, pois ajudam a fortalecer uma cultura de melhoria contínua e uma prestação de serviço de qualidade, em um ambiente seguro e saudável.

O BP Mirante é acreditado pela Joint Commission International (JCI), a principal certificadora internacional de qualidade em saúde, enquanto que o Hospital BP e o BP Hospital Filantrópico possuem a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), modelo brasileiro que atesta a qualidade de hospitais e serviços de saúde em relação a leis, regulamentos e padrões. O Hospital BP detém a certificação de nível 3 (Acreditado com Excelência) enquanto que o BP Hospital Filantrópico detém a certificação de nível 2 (Acreditado Pleno).

Endereço:

Rua Maestro Cardim, 769
CEP: 01323-001 | Bela Vista | São Paulo - SP

OUTRAS UNIDADES BP: