Urologia

O que é?

A Urologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento de doenças do aparelho urinário (rins, ureter e bexiga) de homens e mulheres e de enfermidades que acometem o aparelho genital masculino (próstata, testículos e pênis).

Principais doenças

Entre as principais doenças tratadas pelos urologistas estão as da próstata, sendo a mais comum a hiperplasia benigna de próstata, caracterizada pelo crescimento anormal dessa glândula, relacionado principalmente com o avanço da idade dos homens. Outro mal é o câncer de próstata, o tumor mais comum entre os homens, quando não considerados os melanomas (um tipo de câncer de pele). Outra doença urológica frequente é a litíase renal ou cálculo renal, popularmente conhecida como pedra nos rins. Somam-se ainda diversas enfermidades, como infecções urinárias, incontinência urinária, impotência sexual (disfunção da ereção), doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios hormonais masculinos e tumores de rim, bexiga e testículo.

Diferenciais da BP

Com mais de 40 anos de tradição em Urologia, a BP é reconhecida nacionalmente com um centro de referência nessa especialidade. Além de médicos urologistas renomados, com intensa participação em pesquisas e divulgação científica, contamos com equipes multiprofissionais especializadas. Nos casos de internação, nossos pacientes são cuidados em unidades exclusivamente dedicadas à Urologia.

Fomos um dos pioneiros na introdução de cirurgias urológicas minimamente invasivas no País. Atualmente, quase todos os procedimentos cirúrgicos urológicos são realizados por meio de tecnologias endoscópicas e, nos casos especiais, robóticas.

Dispomos dos mais modernos recursos para oferecer tratamentos em todas as áreas da Urologia: uro-oncologia, endourologia e litíase urinária, hiperplasia benigna de próstata, uroginecologia e disfunções miccionais, andrologia, cirurgia robótica e minimamente invasiva, uropediatria e urologia geral e doenças sexualmente transmissíveis.

Contamos, ainda, com um dos mais avançados centros de exames de imagem do País e uma equipe de médicos radiologistas especializados, o que garante aos nossos pacientes diagnósticos precisos das doenças e disfunções urológicas.

Quando procurar

Entre os sintomas que indicam que é hora de procurar um urologista estão: dificuldade, dor ou ardência ao urinar; dificuldade para reter a urina; aumento da frequência das micções, incluindo a vontade de levantar várias vezes à noite para urinar; coceiras, ardências e secreções penianas (que podem estar associadas a doenças sexualmente transmissíveis); e cólicas renais, que podem ser indicativas de cálculo renal (litíase renal).

Além disso, é importante que, a partir dos 50 anos, os homens façam rotineiramente exames de toque retal e/ou PSA para rastreamento do câncer de próstata. Para aqueles que têm histórico familiar, os especialistas recomendam começar antes, a partir dos 40 anos. A Urologia também está a serviço do planejamento familiar, por meio da realização da vasectomia.

Fonte: Celso Heitor de Freitas Júnior – CRM 92.816 SP

Ícone de telefone laranja

Agende suas consultas ou exames com nossos profissionais pela Central
de Marcações Online
ou ligue para: (11) 3505-1000.