Notícias

Endoscopia digestiva alta para rastreamento de câncer gástrico é recomendada a partir dos 40 anos

Além do câncer de esôfago e estômago, exame pode detectar outras doenças

Publicado em 30 de agosto de 2018
Atualizado em 30 de agosto de 2018

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a endoscopia digestiva alta não se limita a confirmar diagnósticos de refluxos e úlceras. Esse tipo de exame é um importante aliado na detecção precoce dos cânceres de esôfago e estômago e, segundo especialistas, é recomendado a partir dos 40 anos de idade.

“A endoscopia digestiva alta é o exame mais acurado para identificar tumores gástricos malignos no estágio precoce e qualquer indivíduo acima de 40 anos deveria fazer esse exame para rastreamento de cânceres gástricos, mesmo aqueles não apresentam sintomas ou histórico familiar da doença”, explica Fauze Maluf Filho, médico gastroenterologista e endoscopista da BP Medicina Diagnóstica.

A indicação para realizar a endoscopia nessa faixa etária está diretamente relacionada à possibilidade de tratar e até curar a doença antes que ela se desenvolva. Quando identificado estágio inicial, a endoscopia permite a remoção do tumor por meio de uma técnica chamada dissecção endoscópica da submucosa. “É uma maneira minimamente invasiva de curar a doença e feita de forma ambulatorial. Mas para isso o tumor maligno deve ser detectado bem no início”, alerta o endoscopista.

Principais cânceres gástricos

A importância da endoscopia para rastreamento de cânceres gástricos se confirma quando analisado o perfil das doenças. O relatório Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), prevê mais de 10 mil novos casos de câncer de esôfago no Brasil no biênio 2018-2019. Apesar da baixa prevalência, a sobrevida é relativamente ruim (de 15% a 35%) por ser diagnosticado em fases tardias e ser um tipo de câncer extremamente agressivo.

O mesmo relatório estima mais de 20 mil casos de câncer de estômago, o que torna essa doença o quarto tipo de neoplasia maligna mais incidente entre os homens e o sexto entre as mulheres no Brasil. Em relação à mortalidade, o câncer de estômago é a terceira causa de morte por câncer no mundo.

Endoscopia da BP Medicina Diagnóstica

O Serviço de Endoscopia da BP Medicina Diagnóstica conta com infraestrutura completa para realização de exames endoscópicos. Para endoscopia digestiva alta são seis salas totalmente equipadas e mais 18 boxes individualizados para recuperação pós-anestésica. Outros exames como colonoscopia contam com 14 leitos privativos que permitem o preparo para o exame no local e também comportam a presença de um acompanhante.

O serviço também dispõe de uma sala híbrida para realização de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), procedimento que usualmente é feito somente em centros cirúrgicos e que na BP Medicina Diagnóstica é realizado de forma ambulatorial, característica que, na prática, proporciona muito mais comodidade e segurança aos pacientes.

Caso queira agendar um exame, acesse a página de agendamento de consulta e escolha o horário que melhor se encaixa para você. Para ter mais informações sobre o tratamento de câncer na BP, acesse a página do centro de Oncologia.