Núcleo de Trauma

Você pode contar com a BP em todos os momentos da vida, até mesmo em situações inesperadas, como acidentes domésticos, de trânsito ou de percurso. Oferecemos suporte a todos os tipos de traumas e lesões, sejam elas leves ou mais graves.
O Núcleo de Trauma do Hospital BP conta com uma infraestrutura completa e preparada para receber vítimas de todos os tipos de acidentes com equipamentos de última geração que permitem diagnósticos de ponta.
Um dos seus diferenciais é ter uma UTI exclusiva dedicada ao atendimento emergencial, o que garante rapidez na prestação de cuidados intensivos – atualmente, o Hospital BP é um dos poucos hospitais privados da capital paulista habilitado para receber vítimas de traumas graves resgatados diretamente da rua pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, temos uma equipe multidisciplinar dedicada e médicos especialistas em trauma.
Tudo isso pois sabemos que a infraestrutura completa, a agilidade e profissionais capacitados são essenciais para o sucesso na recuperação dos nossos clientes. Nosso Pronto-Socorro funciona 24 horas por dia, e está localizado na Rua Maestro Cardim, 769, na Portaria 3.

Núcleo de Trauma

Contamos com:

  • Equipe clínica e cirúrgica especializada em trauma, nas especialidades ortopedia, neurocirurgia e anestesia, disponível 24 horas por dia
  • Profissionais de 17 especialidades diferentes de retaguarda
  • UTI exclusiva dedicada ao atendimento emergencial
  • Centro Cirúrgico dedicado para os procedimentos de emergência, com 23 salas, RPA e Sala de Emergência
  • Serviço de remoção
  • Heliponto
  • Serviços de tomografia (com laudos disponíveis em 30 minutos), ressonância, angiografia, hemodiâmica e hemodiálise 24 horas por dia.

Áreas de atuação

Trauma grave de pescoço, tórax e abdome

Trauma raquimedular

Lesões pelviperineais

Lesões completas da face

Lesões e amputações traumáticas de membros

Insuficiências múltiplas de órgãos pós-trauma

Especialidades atendidas

Anestesiologia

Hematologia

Otorrinolaringologia

Bucomaxilo

Hemadinâmica

Oftalmologia

Cardiologia clínica e cirúrgica

Infectologia

Plástica

Endocrinologia

Nefrologia

Vascular

Endoscopia

Neurologia

Urologia

Ginecologia

Ortopedia

Curiosidades

Navegue pela imagem e conheça curiosidades sobre alguns dos traumas que podem acontecer no corpo humano.

Fonte

Dr. Diogo Garcia - Coordenador do Núcleo de Trauma do Hospital BP

Cabeça

Um dos principais traumas que acontecem na região da cabeça é a lesão cerebral traumática. Ela geralmente é causada por um golpe ou outra lesão traumática na cabeça ou no corpo. Seus fatores de risco estão relacionados a quedas, acidentes automobilísticos, atropelamento e colisões envolvendo motocicletas ou bicicletas.

Coluna cervical

Os traumas de coluna cervical ocorrem com muita frequência em casos que envolvem acidentes de trânsito, quedas de lajes, mergulhos em águas rasas e ferimentos com arma de fogo.

Costelas

As causas mais comuns do trauma torácico, quando um dos ossos da caixa torácica quebra ou racha, são quedas, acidente com veículo automotor e impacto durante esportes de contato.

Pulmões

Uma das lesões que atingem os pulmões é o pneumotórax. O trauma ocorre quando o ar escapa para o espaço entre a parede torácica e o pulmão – o espaço pleural. Uma das causas mais comuns é quando alguém fratura uma costela e os pontos pontiagudos do osso danificam o pulmão. Outros fatores de risco incluem lesões esportivas, acidentes de carro e incidentes que causam perfurações.

Abdome

Existem dois tipos de traumas abdominais. O trauma fechado tem relação a um impacto, golpe na região ou desaceleração abrupta. Esse tipo de lesão costuma afetar mais o baço e o fígado. No trauma penetrante, o segundo tipo, ocorre quando há perfuração do abdome, podendo danificar ou comprometer determinados órgãos dependendo da sua gravidade.

Pelve

O maior fator de incidência de traumas na região pélvica é o acidente automobilístico. Por serem grandes, os ossos do quadril podem apresentar diversos tipos de fraturas, algumas mais leves e outras mais graves. Um dos nervos que passam pela região é o ciático, que, caso fique comprometido, pode impedir a movimentação das pernas.

Perna

Para a extinção ou diminuição de sequelas, as lesões ósseas nas pernas podem ser tratadas das seguintes formas: repouso do membro atingido por semanas determinadas pela gravidade da lesão, fisioterapia, muletas, bengalas ou outros aparelhos de apoio e medicamentos prescritos pelo médico. Todo o tratamento deverá ter acompanhamento do ortopedista.

Endereço:

Rua Maestro Cardim, 769
CEP: 01323-001 | Bela Vista | São Paulo - SP

OUTRAS UNIDADES BP: