Sonoendoscopia

O que é o serviço?

Sonoendoscopia ou endoscopia do sono é um exame para avaliação da anatomia da via aérea superior (especialmente a faringe), com o objetivo de determinar com precisão como e onde ocorrem as obstruções ou estreitamentos das paredes musculares dessa região nos pacientes com apneia obstrutiva do sono.

É um método de diagnóstico de imagem complementar à polissonografia (exame realizado em laboratório especializado com o intuito de monitorar uma noite de sono do paciente) e que vem se destacando como importante ferramenta de auxílio para a escolha da melhor opção de tratamento do paciente com apneia obstrutiva do sono. Essa doença pode ser grave, desencadeando hipertensão (pressão alta), insuficiência ou arritmias cardíacas, derrame e diabetes. Além disso, pode afetar a qualidade de vida da pessoa e até envolver riscos de acidentes automobilísticos pela sonolência excessiva durante o período acordado, em decorrência das noites mal dormidas.

Para observar o grau e o local de obstrução da via aérea superior, é utilizado um endoscópio, uma fibra flexível com microcâmera que permite visualizar, por meio de um monitor, os episódios de estreitamento muscular. Estudos científicos comprovaram que a sonoendoscopia permite um diagnóstico mais apurado e detalhado da via aérea superior, resultando em tratamentos mais certeiros.

Passo a passo do exame

O exame exige jejum de oito horas antes do horário marcado e é fundamental que o paciente venha com um acompanhante.

  • Na sala de exame, o paciente é orientado a deitar de costas, confortavelmente.
  • Em seguida, é administrado, via endovenosa, o propofol, um anestésico de rápida indução do sono e de curta duração.
  • Com o paciente adormecido, é introduzido um endoscópio flexível (uma fibra fina com microcâmera) pela via nasal. O equipamento capta as imagens em alta resolução e em tempo real do comportamento dinâmico da via aérea superior durante o sono, focando em quatro regiões principais: palato mole, orofaringe, base da língua e epiglote. Pelo monitor, o médico avalia as imagens que mostram como e onde ocorrem os episódios de apneia.
  • O procedimento dura cerca de 30 minutos, tempo médio que o paciente fica adormecido.
  • Após acordar, o paciente não terá resíduos de sonolência e poderá deixar o local junto com o acompanhante e, depois, retomar suas atividades sem restrições.

A quem se destina

Solicitado por médicos ou dentistas, a sonoendoscopia é indicada para avaliação de episódios de obstrução da via aérea superior nas seguintes circunstâncias:

  • Quando o tratamento com CPAP (aparelho que, por meio de uma máscara utilizada durante o sono, emite de maneira contínua ar com pressão positiva para manter aberta a via aérea do paciente) não evitou os episódios de apneia. Neste caso, a sonoendoscopia permitirá que o médico avalie se há comprometimento da via aérea superior em outras áreas, como na região da epiglote.
  • Para simulação ou teste da eficiência do uso de aparelho intraoral (aparelho colocado na mandíbula do paciente para fazer a protrusão ou avanço da mandíbula, com o intuito de ampliar o espaço da via aérea, evitando os episódios de apneia). A sonoendoscopia avalia a eficácia do método simulando o uso do aparelho por meio de moldeiras, permitindo observar se essa ação terapêutica é a mais adequada para o caso.
  • Para avaliação pré-cirúrgica de procedimento faríngeo ou esquelético (cirurgias de avanço de mandíbula) para tratamento de apneia obstrutiva do sono. O exame é solicitado quando o cirurgião precisa de um quadro detalhado do comportamento da via área para melhor planejamento da cirurgia.
  • Para pacientes que realizaram cirurgias da via aérea superior, mas não resolveram o problema da apneia ou dos roncos. Nesses casos, a sonoendoscopia irá avaliar onde está ocorrendo o estreitamento.

Restrições

A sonoendoscopia não pode ser realizada em gestantes ou pessoas alérgicas ao propofol, medicamento utilizado no exame para induzir o paciente ao sono.

Nossos diferenciais

A BP é uma das instituições pioneiras na oferta do exame de sonoendoscopia, atualmente disponível em poucas organizações de São Paulo e do Brasil.

Para disponibilizar esse exame na BP Medicina Diagnóstica, unidade de diagnósticos da instituição, foi montada uma equipe altamente especializada, com vasto conhecimento para garantir a realização do procedimento de maneira segura e eficaz. O equipamento é de última geração, assim como todo o parque tecnológico da BP Medicina Diagnóstica.

Cobertura

Atualmente, o exame de sonoendoscopia não é coberto por convênios. Desse modo, está disponível apenas para clientes particulares.

Como contatar

O exame de sonoendoscopia é realizado na BP Medicina Diagnóstica, na Unidade Paulista, e o agendamento pode ser feito pelos seguintes canais:

Agendamento de exames

Horário de atendimento

De segunda a sexta, das 7h às 21h
Sábados, das 8h às 14h
Na Central de Agendamento Presencial, localizada na recepção central da Torre 3, no Hospital BP