Notícias

Pesquisa inédita da BP visa prevenir diabetes no país

Em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, hub de saúde conduz estudo que avalia como as pessoas com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 são identificadas e recebem os cuidados de saúde

Publicado em 22 de agosto de 2023

A diabetes é uma doença que pode ser congênita ou adquirida e que se caracteriza pela alta concentração de glicose no sangue. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. Pensando no bem-estar da população brasileira, a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos principais hubs de saúde de excelência do Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS), e com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, conduzirá uma pesquisa inédita por meio do projeto Programa de Prevenção de Diabetes (PROVEN-Dia), dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O projeto conta com uma pesquisa para avaliar o efeito de um programa de mudança no estilo de vida na prevenção de diabetes, e é realizada em cinco centros de pesquisa nas cinco regiões do país. O projeto conta também com um grande inquérito, cujo objetivo é entender como pessoas com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 são identificadas e recebem cuidados de saúde no país.

“O projeto Proven-Dia é uma forma de levarmos a proposta de saúde de qualidade para todas as regiões do país, podendo impactar o trabalho de milhares de profissionais de saúde e estender a nossa expertise e know how até a ponta do atendimento, o que visa melhorar o sistema e fortalecer a saúde brasileira”, afirma Renato Vieira, diretor executivo de Desenvolvimento Médico, Técnico, de Educação e Pesquisa da BP.
A pesquisa, que iniciou o acompanhamento de pacientes com alto risco para desenvolver diabetes em maio, e tem previsão de finalização em novembro, , é baseada na orientação sobre mudança no estilo de vida. São utilizados materiais já desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, a fim de avaliar a eficácia dessas ações na melhoria da qualidade da alimentação, no aumento do tempo semanal de atividade física e no padrão global de metilação do DNA dos pacientes, que é a nomenclatura que se dá para quando há uma modificação química do código genético que não altera sua sequência, mas tem influência sobre a atividade do gene. “Utilizando um ensaio clínico randomizado (ECR) multicêntrico, a ideia é comparar o grupo que receberá orientação de mudança do estilo de vida estruturado no Programa de Prevenção de Diabetes, com o grupo que receberá a orientação de mudanças de hábitos, mas sem estruturação e padronização da orientação”, explica Angela Bersch, pesquisadora do Proven-Dia e da BP e professora assistente I - PPCR da Harvard School Public Health

O Programa de Prevenção de Diabetes é baseado em um programa norte-americano, o Diabetes Prevention Program (DPP), que já embasa políticas públicas de diversos países, inclusive as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes. O objetivo é entender se é viável incorporar esse projeto no Brasil. “Este protocolo estabelece metas para uma alimentação adequada e saudável e para a prática de atividades físicas de acordo com a prioridade do paciente. Tudo baseado em evidências cientificas”, explica a especialista.

Paralelamente à avaliação do Programa de Prevenção do Diabetes, um grande inquérito será enviado para profissionais de saúde e para instituições de saúde de todo o país. “Uma das entregas do projeto é estimar como é realizado o cuidado do paciente com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2. Este inquérito irá apresentar perguntas diretas e focadas para profissionais de saúde e para instituições, como unidades de saúde, hospitais, clínicas particulares, ambulatórios, de modo geral”, conta Angela. Não há ainda no Brasil um inquérito que identifique como as pessoas com alto risco para desenvolver diabetes estão sendo cuidadas. Os resultados desse inquérito ajudarão a entender o cenário nacional e organizar propostas assertivas e aplicáveis para brasileiros com risco de ter diabetes.

Segundo a pesquisadora, as evidências apontam que mudanças no estilo de vida podem reduzir em 58% a incidência de diabetes tipo 2 no período de três anos, enquanto o uso de medicamento indicado para o quadro reduz em 31%. “O estudo tem o objetivo de proporcionar essa melhoria para a população brasileira e conceder dados para aprimorar os protocolos de prevenção de diabetes nacionais”, conclui.

Benefícios ao SUS

Além de representar um gasto financeiro relevante para os pacientes e familiares, o tratamento da diabetes também tem um relevante impacto econômico no SUS. A falta de ações preventivas leva a uma utilização massiva dos serviços de saúde, causando perda de produtividade e demandando cuidados prolongados para tratar suas complicações crônicas, como insuficiência renal, cegueira, problemas cardíacos e pé diabético.
Estima-se que os gastos com saúde de indivíduos com diabetes sejam de duas a três vezes maiores do que aqueles sem a doença. “Por isso, é relevante apresentar propostas que visam a prevenção dessa patologia, como o PROVEN-Dia, que avalia sua eficácia, bem como compreende a sua relevância e aplicabilidade prática” relata Angela. As considerações que serão levantadas pela iniciativa auxiliarão na construção de um programa mais amplo e adaptado ao contexto brasileiro.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida três vezes pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde de excelência que conta com 7 mil colaboradores e 4 mil médicos atuando em três endereços na cidade de São Paulo, nos bairros da Bela Vista (2 unidades) e Jardim América. O hub também faz parte de um grupo de seis instituições de excelência brasileiras que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 3 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Preparamos dois questionários e contamos com a sua participação e colaboração para compreendermos este cenário brasileiro. O preenchimento do questionário leva apenas 10 minutos:

- Profissionais de saúde: https://redcap.link/survey-bp-proven-profissional

- Gestores de serviços de saúde: https://redcap.link/survey-bp-proven-servicos

1 Dia Nacional do Diabetes. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes-4/ | 2 Custos atribuíveis a obesidade, hipertensão e diabetes no Sistema Único de Saúde. Disponível em https://scielosp.org/article/rpsp/2020.v44/e32/pt/