Notícias

PROADI-SUS - Projeto do Ministério da Saúde em parceria com hospital de excelência aprimora tratamento para endometriose no SUS

Por meio de capacitação de profissionais de saúde, pasta busca realizar diagnóstico em tempo hábil para tratamentos mais efetivos

Publicado em 10 de julho de 2023

A endometriose é uma doença que afeta cerca de 10% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atento a esse cenário, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo, em parceria com a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Projeto Endometriose Brasil: Programa de aprimoramento profissional para diagnóstico e tratamento da doença. O projeto é financiado com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e conta com investimentos na ordem de R$10,7 milhões.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a maioria das mulheres com endometriose não é diagnosticada, visto que não existe um teste único para avaliação, podendo levar anos para descobrir a doença. Sendo assim, o diagnóstico tardio da doença implica em sérias consequências envolvendo a qualidade de vida da paciente, principalmente em relação ao comprometimento da fertilidade na idade reprodutiva.

Assim, com o projeto, o Ministério da Saúde visa qualificar os profissionais de saúde do SUS para atuarem com Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), em todos os níveis de atenção à saúde, por meio de acompanhamento tutorial desde a triagem, diagnóstico e oferta de cuidado especializado, apoiando as estruturas de saúde locais para atendimento em saúde de forma universal, integral, descentralizada e resolutiva.

A iniciativa prevê a criação de equipes habilitadas em diversas áreas geográficas do país para favorecer tanto a existência de assistência qualificada e capacitada para atender as demandas existentes, quanto a difusão de conhecimento e técnicas cirúrgicas, de forma a multiplicar o conhecimento em suas regiões de abrangência.

Cerca de 300 profissionais já foram capacitados no projeto. Participam da ação os hospitais universitários da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Universidade do Amazonas (HUGV-UFAM) e Universidade do Mato Grosso (HUJM-UFMT), além do Hospital Escola Assis Chateaubriand (CE) e Hospital da Mulher Maria Luisa Costa dos Santos (BA). A partir de agosto, o curso será disponibilizado totalmente em EAD.

PROADI-SUS – O Proadi-SUS é financiado com recursos de imunidade tributária concedida aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde. Para o triênio 2021-2023 participam seis hospitais de excelência, que propuseram 221 propostas, das quais 167 foram aprovadas, com previsão de alocação de recursos de mais de R$ 2,276 bilhões em três anos. Dos projetos aprovados para este triênio, 36,7% envolvem o desenvolvimento de técnicas de operação de gestão em serviços de saúde, 31,7% estão direcionados a pesquisas de interesse público em saúde, 24% para capacitação de recursos humanos e 7,2% em estudos de avaliação para incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhe em tempo real o Painel de Monitoramento do Proadi-SUS aqui.