Neuro-oncologia

O que é?​

A neuro-oncologia é a área médica dedicada ao tratamento dos tumores malignos e benignos que acometem o encéfalo, a medula e os nervos.

Principais doenças

Os principais tipos de câncer tratados pelos neuro-oncologistas são os meningiomas e os gliomas, tumores que podem se desenvolver no sistema nervoso central,  e as metástases cerebrais, isto é, tumores que se originam em outras partes do corpo e acabam atingindo o cérebro.

Diferenciais da BP

Com a nossa qualificada equipe de especialistas e a nossa estrutura, que reúne o que há de mais moderno em termos tecnológicos para o enfrentamento dos tumores neurológicos, somos um centro de referência em neuro-oncologia. A despeito da raridade dessas doenças, nos tornamos um polo especializado e recebemos um dos maiores volumes de pacientes neuro-oncológicos do Brasil.

Composto por neurocirurgiões, oncologistas, radioterapeutas e radiologistas com competência reconhecida nacional e internacionalmente, nosso time de profissionais se reúne semanalmente para discussão dos casos, momento em que as mais eficientes estratégias terapêuticas são definidas e acompanhadas a partir de uma abordagem multidisciplinar integrada. Além da atividade assistencial, muitos de nossos médicos têm destacada atuação em entidades médicas e científicas latino-americanas da área de neurologia.

Quando procurar

Em geral, é o neurologista, o oncologista clínico ou o neurocirurgião quem encaminha para a neuro-oncologia os pacientes com diagnóstico de tumor da meninge, cerebrais ou da medula espinhal. Também são direcionadas à área pessoas com metástases nessas regiões do organismo que necessitem de radioterapia cerebral ou com complicações neurológicas relacionadas a outros tratamentos oncológicos.