Neurologia Pediátrica

O que é

A Neurologia Pediátrica ou Neuropediatria é uma subespecialidade da Pediatria dedicada ao cuidado do desenvolvimento neurológico de bebês, crianças e jovens até os 18 anos de idade, além do estudo e tratamento de distúrbios e doenças dos sistemas nervoso e muscular que podem ocorrer nesse importante período da vida.

Principais doenças

Entre as doenças mais frequentemente tratadas pelos neuropediatras estão: cefaleia (dor de cabeça) e enxaqueca, distúrbios de aprendizado, epilepsia, transtorno do espectro autista e paralisia cerebral. Existem doenças menos comuns como encefalite autoimune, esclerose múltipla, doenças musculares e distúrbios do movimento. A Neurologia Pediátrica também tem atuação destacada no cuidado de bebês prematuros, garantindo que tenham satisfatório desenvolvimento neurológico.

Diferenciais da BP

Somos uma referência nacional em Neurologia Pediátrica, o que nos torna um polo de atendimento de bebês, crianças e adolescentes oriundos de várias partes do País. Uma das razões para isso é a nossa equipe de médicos especialistas, capacitados para cuidar de todos os tipos de doenças que ameaçam a saúde e o desenvolvimento neurológico desse público, inclusive as mais complexas.

Para casos mais graves, que exigem internação, contamos com leitos e UTI Pediátrica, onde equipes médicas e multiassistenciais (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais) atuam em fina sintonia com o neuropediatra de referência de cada paciente.

Além de especialistas em Neurologia Pediátrica, muitos de nossos pediatras estão capacitados para atuar em campos médicos específicos, tratando doenças raras ou pouco frequentes, como alguns tipos de doenças autoimunes e musculares.

No campo diagnóstico, dispomos de um parque tecnológico com os mais avançados equipamentos de imagem e equipes de Neurorradiologia e de Neurofisiologia reconhecidas como entre as melhores do País. São profissionais habilitados para interpretar com precisão as imagens e informações obtidas nos exames. Também contamos com um completo portfólio de exames laboratoriais, incluindo recursos para investigações genéticas, que são importantes aliadas na abordagem de alguns problemas neuropediátricos.

Quando procurar

Entre os principais sinais e sintomas que recomendam levar seu filho ou filha para uma consulta com um neuropediatra estão: dores de cabeça constantes, desmaios, convulsões, distúrbios do sono, dificuldade de aprendizado e atraso no desenvolvimento neurológico como, por exemplo, crianças com mais de um ano e três meses que ainda não andam ou que depois de dois anos ainda não juntam palavras para formar uma frase.